sexta-feira, 4 de junho de 2021

WRC 2021 - Rali da Sardenha (Dia 1)


Ott Tanak
lidera o Rali da Sardenha, completadas que estão as primeiras oito especiais de classificação. O piloto estónio da Hyundai tem um avanço de 19,4 segundos exatos sobre o espanhol Dani Sordo, noutro Hyundai, enquanto Sebastien Ogier não está muito longe, a 36,2 segundos, no seu Toyota.

Com a Hyundai na "corda bamba" depois da catástrofe portuguesa com as desistências de Thierry Neuville e Ott Tanak, eles queriam agora mostrar em resultados o domínio que tiveram e com os títulos que estão em jogo.

E foi por isso que Tanak entrou ao ataque, vencendo todas as especiais da manhã. Primeiro, na primeira passagem por Filigosu - Sa Conchedda, onde conseguiu um avanço de 1,6 segundos sobe Kalle Rovanpera, enquanto na segunda especial, foi mais veloz em 1.4 sobre Sebastien Ogier e 2,4 sobre Rovanpera. Na terceira especial, o estónio da Hyundai foi superior em 1,2 a Sordo e dois segundos extados sobre o finlandês da Toyota. No final da manhã, a segunda passagem por Terranova, Tanak era melhor que Sordo em 1,4 segundos e Ogier em 1,5, numa especial onde Kalle Rovanpera teve problemas mecânicos e atrasou-se irremediavelmente.  

A tarde começa com Tanak a triunfar pela quinta vez seguida na primeira passagem por Tempio Pausania, 4,9 segundos mais veloz que Sebastien Ogier. A seguir, na primeira passagem por Erula - Tula, Sordo foi o melhor, 1,8 segundos na frente de Tanak e 7,3 sobre Ogier, o terceiro classificado. Foi o suficiente para o espanhol subir para o segundo posto.  

Sordo voltou a triunfar na segunda passagem por Tempio Pausania, 0,3 segundos superior a Tanak, com Evans a 3,5 segundos e Ogier a 6,5. Atrás, Pierre Loubet teve problemas com os travões e caiu imenso na classificação. Por fim, na última especial do dia, na segunda passagem por Erula - Tula, Sordo foi de novo o melhor, empatado com Thierry Neuville, e 5,6 segundos mais veloz que Ott Tanak. A especial ficou marcada também pelos problemas de transmissão por parte de Gus Greensmith, que se retirou e retornará no modo "Rally2". Outro que teve problemas foi Kajetan Kajetanowicz, que se despistou.

"Não é nada de novo - estávamos na mesma situação em Portugal e é por isso que temos de estar muito concentrados amanhã. Tive uma corrida muito suave e limpa e, obviamente, uma melhor posição na estrada do que os rapazes [que estavam] à minha frente.", disse Tanak no final da especial.

Depois dos três primeiros, Elfyn Evans é agora quarto, a 1.02,0 minutos, depois de ter passado Thierry Neuville, que baixou para quinto no seu Hyundai. Katsuta Takamoto é o sexto, noutro Toyota, a 1.18,3, muito longe já de Mads Ostberg, o melhor dos Rally2, sétimo a 3.41,7, na frente de Jari Huttunen (a 4.08,7) e e fechar o "top ten" estão o francês Yohan Rossell, no seu Citroen C3 Rally2 e o espanhol Pepe Lopez, no seu Soda Fabia Evo2, a 4.52,1.

O rali da Sardenha prossegue amanhã com a realização de mais oito especiais de classificação. 

Sem comentários: