sábado, 5 de junho de 2021

WRC 2021 - Rali da Sardenha (Dia 2)


Sebastien Ogier lidera o rali da Sardenha no final do segundo dia, passadas mais oito especiais de classificação. O piloto francês da Toyota lidera com uma vantagem de 38,9 segundos sobe Elfyn Evans, noutro Toyota, com Thierry Neuville em terceiro, a 1.08,9, num dia marcado pela desistência de Ott Tanak, o anterior líder da prova. 

Mas não parecia que isso iria acontecer logo no inicio da manhã, quando ele foi o melhor na primeira passagem por Coiluna - Loelle, onde triunfou com 2,6 segundos de vantagem sobre Elfyn Evans e 6,1 sobre Sebastian Ogier. Dani Sordo, que era o segundo na geral no final do dia anterior, perdera 15,4 segundos e via aproximar Ogier.

Ogier atacou na primeira passagem por Lerno - Monti di Alà, mas não conseguiu mais que 1,7 segundos sobre Tanak, o segundo. Sordo perdia mais 9,8 segundo e era passado na geral pelo francês da Toyota, que estaa feliz pelo resultado: "Até agora, tudo bem. Acho que a escolha dos pneus não foi tão mau para mim esta manhã. Parece que está a funcionar.", comentou.

Na segunda passagem por Coiluna - Loelle, foi a vez de Evans a triunfar, mas Ogier e Tanak andavam perto perdendo respetivamente 0,2 e 0,3 segundos cada um. E no final da manhã, Ogier voltou a triunfar, 4,1 segundos na frente de Neuville e 6,1 sobre Eans, enquanto Tanak parava na especial, aparentemente, depois de tocar numa pedra, que arrancou a suspensão do seu carro e o danificou irremediavelmente.

Na parte da tarde, e sem Tanak, Ogier aproveitou para voar nas especiais, e começou ao vencer na primeira passagem por Bortigiadas - Aggius - Viddalba, 3,8 segundos na frente de Dani Sordo e cinco segundos sobre Elfyn Evans. "Não estava realmente a fundo. Foi uma movimentação limpa numa especial muito escorregadia. Novas notas e uma seção muito estreita, então tentei permanecer na linha.", comentou o francês. 


Ogier continuou ao ataque a seguir, na primeira passagem por Sedini - Castelsardo, 1,8 segundos na frente de Thierry Neuville, e na segunda passagem por Bortigiadas - Aggius - Viddalba, o francês oltou a ser o melhor, 0,7 segundos na frente de Evans e 8,8 sobre Neuville, ao mesmo tempo que Dani Sordo parava de vez na berma, depois de ter perdido uma roda. No final do dia, Ogier descontraiu e deixou que Evans triunfasse na especial, 1,5 segundos na frente de Ogier.  

Depois dos três primeiros, o quarto é Katsuta Takamoto, no terceiro Toyota, mas muito longe de todos, a 4.01,2 minutos. Mas mesmo assim, caminha tranquilamente, porque Jari Huttunen, o quinto, está a 8.09,6, e o finlandês está em luta com Mads Ostberg, no seu Citroen C3 Rally2, a 8.12,3. Yohan Rossell é sétimo, noutro Citroen C3 Rally2, a 8.57,5, na frente dos espanhois Pepe Lopez (a 9.35,3) e Jan Solans (a 9.45,0) e a fechar o "top ten", o Skoda Fabia Rally2 do boliviano Marco Bulcacia Wilkinson, a 10.13,1.

O rali da Sardenha termina amanhã.

Sem comentários: