domingo, 30 de maio de 2021

The End: Jason Dupasquier (2001-2021)


O suíço Jason Dupasquier, de 19 anos, não resistiu aos ferimentos depois da sua queda na tarde de ontem no circuito de Mugello, durante a qualificação da Moto3. O anuncio foi feito esta manhã pela organização, depois do final da prova. 

Após um grave incidente na sessão de qualificação de Moto3 2 no Grande Prémio d’Italia Oakley, é com grande tristeza que comunicamos o falecimento do piloto de Moto3 Jason Dupasquier.", começou por dizer o comunicado oficial da Moto GP.

Apesar dos melhores esforços da equipa médica do circuito e de todos os que assistiram posteriormente ao piloto suíço, o hospital anunciou que Dupasquier infelizmente sucumbiu aos ferimentos. Dupasquier teve um início impressionante para sua segunda temporada na classe 3 do Moto GP, marcando pontos de forma consistente e entre os dez primeiros na classificação. A FIM, IRTA, MSMA e Dorna Sports transmitem nossas mais profundas condolências à família, amigos, equipa e entes queridos de Dupasquier.”, concluiu. 


Antes da corrida principal, todo o pelotão da MotoGP esteve presente numa homenagem ao piloto, que se tornava na primeira morte desde Lluis Salom, que caiu em Barcelona, também numa sessão de qualificação, mas da Moto2, em 2016.

Nascido a 7 de setembro de 2001 em Bulle, na Suíça, era filho de Phillip Dupasquier, piloto de motocross, e de uma portuguesa, tinha começado a andar em motos aos dez anos de idade. Vencedor de diversos campeonatos de Supermoto na Suíça, em 2018 ia passar para a Red Bull Rookies Cup quando sofreu uma lesão no femur que o deixou parado por algum tempo. Acabou por participar no ano seguinte, acabando na oitava posição da geral, e conseguindo um contrato para correr na Moto3 pela CarXpert Prüstel GP. Depois de uma primeira temporada bem discreta em 2020, em 2021, tinha tido um bom arranque, tendo pontuado em todas as corridas, com um sétimo posto em Jerez como melhor resultado.

Sem comentários: