sexta-feira, 4 de junho de 2021

Rumor do Dia: GP de Singapura vai ser cancelado


O GP de Singapura está prestes a ser cancelado pelo segundo ano consecutivo. A noticia está a ser avançada esta tarde pela BBC, afirmando que a Liberty Media estão no terreno procurando por alternativas à prova, para poder anunciar a seu devido tempo. Quando se confirmar, será a terceira mudança no calendário este ano, depois da inclusão do GP de Portugal no lugar vago pelo Vietname e o cancelamento do GP canadiano, que deu origem ao segundo Grande Prémio no Red Bull Ring e o antecipar do GP de França, em Paul Ricard.

Apesar de um porta-voz da organização não ter comentado a noticia, a organização está neste momento a contactar alguns países para que recebem uma corrida no fim de semana de 1 a 3 de outubro, e duas das chances são o de receber em Istambul Park, que deveria ter acontecido em junho, mas acabou por não se realizar por causa do número de casos em solo turco, e outra chance poderá ser o circuito de Austin receber uma jornada dupla antes da sua corrida, que está marcada para o fim de semana de 22 a 24 de outubro.

Contudo, mesmo que a situação de Singapura seja rapidamente resolvida, poderá não ser o último problema. Com a organização a querer ter um calendário de 23 proas a todo o custo, há pelo menos quatro situações onde o cancelamento poderá acontecer devido à evolução da pandemia. São eles Suzuka, no Japão, Interlagos, no Brasil, o autódromo Hermanos Rodriguez, no México e o GP da Austrália, em Melbourne, que já tinha sido adiado de março para novembro. Todos eles têm a ver quer com a evolução da pandemia, e também com a restrição de entrada de estrangeiros nas suas fronteiras. No caso particular da Austrália, a politica de "tolerância zero" está a levar ao "lockdown" de cidades inteiras quando aparecem casos isolados de CoVid-19, e no Japão, o facto de estar a lidar com os Jogos Olímpicos e estar atrasado na vacinação poderá implicar que não receba a corrida pelo segundo ano consecutivo.

Sem comentários: