terça-feira, 31 de agosto de 2021

Youtube Automobile Video: A escassez de carros novos

Ter um carro é uma das grandes conquistas do século passado. A capacidade da pessoa ser dona da sua própria mobilidade é algo do qual os nossos atepassados só poderiam sonhar, e quando aconteceu, apenas as elites tinham acesso a ela. Agora, no século XXI, essa mobilidade está a ser modificada, mas em muitos aspectos, é para manter as coias na mesma, pelo menos na transição para os carros elétricos.

Mas muitos dos carros que são comprados aos concessionários são para as "frotas", ou seja, veículos comerciais para as multinacionais - ter um carro da companhia está nos contratos de muita gente - e também para os veículos de aluguer. Só que em 2021, num mundo que está a ver o pior da pandemia do CoVid-19 a ficar para trás, há um problema: há uma escassez de carros novos. 

As razões? Algumas, sobretudo a escassez de componentes eletrónicos para os fabricar, e o facto de boa parte das marcas usarem o "just in time", um sistema mais eficiente na montagem de veículos na linha de produção. Sem peças a aparecem a tempo de serem montados nos carros, as usinas estão a colocar os seus trabalhadores em "lay-off", num extremo, e isto poerá continuar nos próximos 12 a 18 meses, até as coisas regressarem ao normal. E em compensação, os carros usados sofrem uma procura bem grande, fazendo aumentar os preços. 

E é sobre isso que o Nolan Sykes fala no seu mais recente video no Donut Media. 

Sem comentários: