sábado, 20 de novembro de 2021

Formula 1 2021 - Ronda 21, Losail (Qualificação)


E agora, chegamos às novidades. A Formula 1 precisa do Médio Oriente porque tem dinheiro. E como tem o prestigio, decidiu fazer uma troca. As pistas podem não ser as mais desafiantes do calendário, o registo dos Direitos Humanos nesses países da região é alguma, e o tratamento para minorias, quaisquer que eles existam... não existe, e começa a ser um grande elefante na sala. E mesmo que Lewis Hamilton pinte o seu capacete com as cores do arco-íris, provavelmente os locais devem olhar para isso como as excentricidades de um estrangeiro que chegou ali na quarta-feira e vai-se embora no domingo à noite. E ainda nem falei do champanhe que não pode ser alcoólico, porque a religião não deixa...

Mas ninguém pensou nisso nestes últimos dois dias. Com o anuncio de que a Mercedes tinha decidido rever a decisão dos comissários no domingo, em São Paulo, e o arrastar da decisão até sexta-feira de manhã, as conversas foram essas e somente essas. Da Mercedes e de Wolff, que decidiu calçar as luvas e tentou que Max fosse ainda mais penalizado, fosse em segundos ou em lugares, da defesa dos energéticos de que a manobra foi absolutamente legal, de até a GPDA, a associação dos pilotos, de que mudaria as suas atitudes, se a FIA deixasse de ser consistente, parecia que a chance do campeonato ser decidido na secretaria era bem real.

Chegada sexta-feira, e tudo ficou na mesma. Assunto resolvido, os pilotos andaram na pista, à noite, para ver se adaptavam ao ambiente. Pelos vistos, não havia ninguém a sair beneficiado em andar na nova pista, que é mais do que conhecida da MotoGP.


A qualificação começava pelas 17 horas locais, já em escuridão naquelas bandas. Depois dos primeiros tempos, o primeiro relevante foi Sergio Perez, com 1.23,224, nates de Lando Norris melhorar com 1.22,839. Mas ali, entrou Lewis Hamilton e pulverizou tudo, com 1.22,019. O tempo de Verstappen foi 219 centésimos mais lento. Fernando Alonso conseguiu um surpreendente terceiro no seu Alpine, com 1.22,588, mas antes de Valtteri Bottas fazer 1.22,026 e subir para o topo da tabela de tempos, três milésimos na frente de Hamilton.

Max reagiu na segunda passagem pela pista, fazendo 1.21,996, mostrando que a luta entre ambos estava ao rubro, enquanto atrás, Nikita Mazepin tinha a asa dianteira trocada e tentava arranjar tempo para marcar um tempo no seu Haas. 

A parte final foi de toda a gente na pista, tentando a sua sorte, mas não houve grandes alterações. Quem ficou de fora foi os Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, o Williams de Nicholas Latifi e os Haas de Mick Schumacher e Nikita Mazepin.

Para a Q2, boa parte dos pilotos colocou médios, mas mesmo assim, havia quem tinha problemas para marcar tempo. Como Charles Leclerc, que não conseguia entrar dentro dos dez primeiros, um tempo quase segundo e meio mais lento, enquanto os do costume ficavam com os melhores tempos. Hamilton conseguiu 1.21,6 a certa altura, com Pierre Gasly a interferir-se entre eles.


Apesar de na parte final, terem tentado colocar moles para melhorar os seus tempos, havia nomes sonantes que ficavam de fora, como Sergio Perez, Daniel Ricciardo, Charles Leclerc, George Russell e Lance Stroll. E em contraste na Q3, Alpine e Alpha Tauri estavam por lá... e nos lugares da frente, para baralhar e voltar a dar!

Chegados à Q3, logo na primeira tentativa, houve duelo entre os primeiros. Hamilton colocou 1.21,262, antes de Max ter feito 1.21,424, na frente de Valtteri Bottas. Estava ao rubro, e todos olhavam com ansiedade para saber como isto acabaria,

E foi assim: com todos de moles, Hamilton faz 1.20,827, fazendo a pole e mostrando à concorrência que iriam dar tudo para ganhar. Mas a seguir, a asa frontal de Pierre Gasly quebra e o francês fura, estragando tudo, especialmente a volta do Max. Foi um final anti-climático para esta qualificação, do qual o britânico parecia que iria partir em vantagem. 


Agora é saber como será amanhã, e muitos afirmam que não será uma corrida excitante... se não acontecer nada fora da pista.  

Sem comentários: