sábado, 20 de novembro de 2021

WRC 2021 - Rali de Monza (Dia 1)


Elfyn Evans e Sebastien Ogier estão taco a taco na luta pelo vitória neste último rali da temporada de 2021. A prova, que está a decidir também quem será o campeão do mundo deste ano, colocou ambos os pilotos com uma diferença de 1,4 segundos, e ambos já longe de Thierry Neuville, terceiro a 21,6 segundos.

Depois de Kalle Rovanpera ter sido o melhor no "shakedown", o rali começou com Ogier ao ataque. apesar do nevoeiro matinal que se tinha instalado na zona, o francês ficou 3,6 segundos na frente de Elfyn Evans e 6,2 sobre Dani Sordo.  "Havia neblina perto do final e um pouco de humidade [no asfalto], então foi um pouco escorregadio no final. Uma classificativa bom para nós - sem dramas.", afirmou o piloto da Toyota.

Evans contra-atacou na especial seguinte, a primeira passagem por Costa Valle Imagna, foi o vencedor pela margem mínima sobre Ogier, mas 8,7 sobre Thierry Neuville. Contudo, a etapa foi encurtada por causa de uma intervenção médica para assistir um espectador que tinha ficado doente em plena especial. Ogier voltou a vencer na segunda passagem por Gerosa, agora com 2,1 segundos sobre Evans e 3,9 sobre Neuville e 5,6 sobre Oliver Solberg. Na especial, Adrien Formaux capotou e ficou "pendurado".

Foi por causa disso que a quarta especial começou um pouco mais tarde, mas isso não impediu que Ogier vencesse, com 0,9 segundos sobre Evans, e 6,5 sobre Neuville. Agora, o francês tinha um avanço de 6,5 segundos sobre o galês.

"Não foi realmente um momento, mas é algo que você não espera no asfalto! Estou feliz porque esse era o objetivo no início deste rali - aproveitar - e até agora está funcionando.". afirmou o francês.

Na parte da tarde, com passagens duplas por Cinturato e Grand Prix, ou seja, pela zona do Autódromo, Evans atacou e conseguiu um avanço de 0,3 segundos sobre Sordo, mas melhor ainda, conseguiu 5,7 segundos sobre Ogier, suficientes para fazer encolher a diferença para meros 0,8 segundos, ainda a favor do francês. 

No final, queixou-se do asfalto escorregadio: "Extremamente escorregadio para mim. Esperava que começar primeiro não fosse tão bom. Uma boa etapa, mas muito escorregadio em alguns pontos.", afirmou. Na segunda passagem por Cinturato, houve mais problemas (de travões) a prejudicar Ogier, o suficiente para acabar em terceiro, numa especial vencida por Neuville, e com Evans em segundo, e com isso, a acontecer uma troca na liderança do rali.

"Tivemos um problema na primeira passagem - um problema de travões. O carro tocou neles [de forma involuntária] durante toda a etapa. Este foi melhor, mais consistente para mim.", comentou.

No final o dia, em Grand Prix, Dani Sordo foi o melhor, na frente de Katsuta Takamoto, enquanto Enfyn Eans ficou a 3,6 segundos do vencedor, mais 0,1 segundos que Sebastien Ogier.

Depois dos três primeiros, Dani Sordo não anda longe de Thierry Neuville, pois está a 24,6 segundos da liderança, um pouco longe do jovem Oliver Solberg, a 50,6. Katsuta Takamoto é sexto, a 1.05,5, na frente de Gus Greensmith, o melhor dos Ford, a 1.14,4. Teemu Suninen é oitavo, a 1.28,6 e a fechar o "top ten" estão o Toyota de Kalle Rovanpera, a 1.57,3 e o Citroën C3 Rally2 de Yohan Rossel, o melhor os WRC2, a 4.21,3.

O rali de Monza prossegue este sábado, com a realização de mais seis especiais. 

Sem comentários: