quinta-feira, 18 de novembro de 2021

IndyCar: De Vries e Vandoorne vão testar em Sebring


Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries, pilotos da Mercedes na Formula E, irão testar um carro da Indy no inicio de dezembro em Sebring. O neerlandês, campeão de 2021 da Formula E, testará pela Meyer Shank, enquanto o belga será pela Arrow McLaren SP. Desconhece-se se será um teste para experimentar um carro diferente, ou haverá mais alguma coisa, já que a equipa dos Flechas de Prata abandonará a competição elétrica no final de 2022, altura em que os Gen2 sairão de cena para dar lugar aos carros da Gen3.

Com ambos os pilotos a serem procurados, especialmente pelas equipas de fábrica na Endurance - quer na classe Hypercar, quer na classe LMPh - a IndyCar também é uma boa hipótese, especialmente com a McLaren a querer um terceiro piloto na sua equipa, e alguns pilotos já rechaçaram essa hipótese, como foi o caso de Nico Hulkenberg, que recusou, alegando que "estes carros são difíceis de conduzir".

Contudo, Vandoorne anda a pensar se a IndyCar poderá ser uma boa alternativa na sua carreira. Falando numa entrevista ao The Race, referiu que pensa na ideia depois de conversas com gente como Romain Grosjean.

Falei com Romain e ele é uma pessoa completamente diferente de quando estava na Formula 1”, começou por falar Vandoorne. “Ele parecia muito mais feliz e teve um ótimo fim de semana em Laguna Seca também."

É um campeonato onde todos têm o mesmo carro. Sim, há ritmos diferentes, mas acho que, como piloto, se você trabalhar bem junto com sua equipa, acho que pode fazer coisas boas. Acho que é isso que Romain está a descobrir agora, ele tem aquela faísca de novo, onde ele sabe que pode lutar por um pódio, ele sabe que pode ir atrás de vitórias, e isso é uma mentalidade tão diferente de se estar."

E eu acho que a série está crescer também. Acho que tem ganhado muita força ultimamente, agora com Roger Penske comandando a série, acho que é uma coisa muito boa.

Contudo, De Vries tem uma ideia relativamente diferente sobre a competição, pois ele tem objetivos diferentes na sua carreira. 

“Eu sei muito pouco sobre tudo para te dizer com segurança que busco um futuro nos Estados Unidos e [como] você sabe, realmente no nosso mundo você não pode realmente planear a longo prazo. Depois da Fórmula 2 eu meio que almejei [ficar] por muito, muito tempo junto com a Mercedes na Fórmula E, mas infelizmente isso vai acabar prematuramente. Isso só prova que neste mundo as coisas estão mudando, obviamente, todo o interesse dos fabricantes agora está mudando para os Hypercar e então você tem Porsche e Audi, potencialmente, entrando na Fórmula 1. Sempre há ciclos e sempre há algo novo e algo mudando.", começou por dizer, também ao The Race,

Portanto, em última análise, a única coisa que posso fazer é me concentrar no meu trabalho e no desempenho no caminho certo. E isso também é o que mais adoro no nosso trabalho, porque, em última análise, quero dirigir carros e é por isso que estava muito interessado em aproveitar esta oportunidade para testar a IndyCar.”, concluiu.

Sem comentários: