Outro fator que tinha de ser levado em conta era o tempo. Havia a chance de haver chuva na hora da qualificação, mas o tempo parecia estar contrário a isso.
Foi com isso que a qualificação começou, pouco depois da hora do jantar na Europa - fuso horário de sete horas dá nisso... - e claro, o Foro Sol, as bancadas do estádio de basebol que foi convertido no local onde os carros passam, sacrificando a Peraltada, estavam bem cheias. Os Haas foram os primeiros a saírem da pista, seguidos da Williams, e Lance Stroll, que iria ter uma penalização de três lugares por causa do acidente da corrida anterior.
E claro, quando Checo saiu para a pista, as bancadas entravam em delírio. Marcou 1.20,408, e ficou provisoriamente no topo da tabela de tempos. Pouco dpeois, foi o seu companheiro de equipa que marcou 1.19,222, pouco depois de Charles Leclerc ter ficado com o melhor tempo, 283 centésimos mais lento do tempo do neerlandês.
Alguns minutos depois, começava a Q2, e Lewis Hamilton andava a marcar o melhor tempo, 1.18,552, seguido por Max Verstappen, 382 centésimos de diferença a favor do britânico. Atrás, Checo passa por dificuldades, apenas marcava o 12º tempo, insuficiente para ir à parte final. Os locais ficaram agitados e quando ele regressou à pista, as bancadas gritaram o seu nome. Resultado? Terceiro posto, a 63 centésimos do primeiro.
Foi o suficiente para ficar para correr na parte final, mas quem não teve essa chance foram o McLaren de Daniel Ricciardo, o Alfa Romeo de Zhou, os Alpha Tauri de Yuki Tsunoda e Pierre Gasly, e o Haas de Kevin Magnussen.
E finalmente, chegamos à Q3.
A parte final colocou primeiro Checo Pérez em pista, para tentar a sua chance para a pole, e apesar de melhorar, continua em terceiro. Max também fez a sua parte, e marca melhor: 1.17,775, 34 centésimos melhor que a sua volta anterior, e confirma a pole-position na qualificação mexicana.
Quando a bandeira de xadrez foi mostrada, Max estava na frente dos Mercedes, Russell na frente de Hamilton, e Checo em quarto. Os Ferrari não ficaram com a terceira fila, Leclerc na frente de Sainz Jr, porque Bottas ficou com o sexto melhor tempo, e Norris, no seu McLaren, fica na frente dos Alpine de Alonso e Ocon.
Sem comentários:
Enviar um comentário