quarta-feira, 2 de novembro de 2022

O regresso da Subaru?


O rali do Japão, prova final do WRC de 2022, a meio do mês, poderá ser uma de decisões, não tanto no campeonato, pois tudo está resolvido, mas nos bastidores. É que um velho rumor está a reaparecer, e melhor, as fontes afirmam que a marca está a pensar a sério na ideia. E pilotos não faltam para a ideia.

A Subaru já saiu dos ralis há mais de uma década e os fãs estão com saudades do projeto agarrado pela Prodrive. Contudo, noticias vindas do país do Sol Nascente referem que a marca japonesa, que é detida parcialmente pela Toyota (20 por cento) poderá estar a pensar seriamente no regresso ao WRC, com o modelo BRZ. E quem poderia preparar o carro? Petter Solberg

O norueguês, que foi campeão em 2003 pela marca japonesa, com o Impreza, montou uma estrutura em 2009 para poder continuar a correr, quando a marca saiu de cena, correndo com um Citroen C4 WRC. Ele poderá regressar a montar a estrutura para o seu filho Oliver, que saiu da Hyundai no final desta temporada, por acharem que não está suficientemente maduro para correr na sua estrutura. 

Para melhorar as coisas, poderá haver uma espécie de cooperação para a Toyota no sentido de partilhar conhecimento e tecnologia para acelerar a entrada da marca no Mundial de Ralis. Aliás, o que se fala é que poderiam entrar... em 2023! Mas muitos estão céticos com essa meta, mas mais tarde, 2025, não seria uma má ideia. Ainda por cima, com a chance de alguém como Ott Tanak no mercado, seria excelente para alguém entrar no WRC, e ajudar a montar uma equipa competitiva.  

Os rumores são fortes, quer na Suécia, quer no Japão, e a FIA procura desde há algum tempo um outro construtor para fazer companhia à Ford (M-Sport), Toyota e Hyundai. E um rival japonês não seria mau de todo para os ralis. Resta esperar para saber o que acontecerá.  

Sem comentários: