quarta-feira, 1 de março de 2023

F1 Academy: Susie Wolff será a sua diretora


Com o fim da W Series, a Formula 1 decidiu aproveitar a chance e criou uma competição, a F1 Academy, para ajudar as meninas a crescerem e a correrem numa categoria de base, no sentido de chegarem o mais alto que puderem. Cinco equipas lá estarão, com três carros cada um, e hoje foi anunciada a sua diretora: e escocesa Susie Wolff, que já foi a diretora-desportiva da Venturi na Formula E.  

Na apresentação, Susie Wolff agradeceu a Stefano Domenicalli pela oportunidade concedida:

A F1 Academy apresenta uma oportunidade de promover uma verdadeira mudança na nossa indústria, criando a melhor estrutura possível para encontrar e alimentar o talento feminino na sua viagem para os níveis de elite do desporto motorizado, tanto dentro como fora da pista de corridas”, começou por afirmar a mulher de Toto Wolff sobre a nova competição. 

Há muito trabalho a ser feito, mas há também uma clara determinação em fazer isto bem. Ao fazê-lo, acredito que a F1 Academy pode representar algo para além das corridas. Pode inspirar mulheres em todo o mundo a seguirem os seus sonhos e a compreenderem que com talento, paixão e determinação, não há limite para o que elas podem alcançar. Este é também o início de um novo e importante capítulo na minha carreira, combinando a experiência que desenvolvi até agora com a minha paixão pela diversidade e empoderamento, por isso gostaria de agradecer a Stefano por me confiar um papel que significa tanto para mim, tanto pessoal como profissionalmente”, concluiu.

A competição, criada no formato de uma Formula 4, terá uma grelha composta por 15 pilotos do sexo feminino e 21 corridas agendadas para a primeira temporada, divididas em sete circuitos, dois dos quais - Barcelona e Austin - acontecerão nos mesmos fins de semana onde correrá a Formula 1. Ela vai utilizar monolugares de Fórmula 4, utilizando o chassis Tatuus T421 bem como um motor de 165 cavalos de potência fornecido pela Autotecnica. Será composta por cinco equipas, geridas pelas atuais estruturas da Fórmula 2 e Fórmula 3, e a Formula 1 subsidiará cada carro com um orçamento de 150.000 euros - 2,25 milhões de euros no total da temporada - enquanto as pilotos também cobrirão o mesmo montante.

Segundo a Formula 1, este orçamento “representa uma fração dos custos habituais de uma competição comparável”.

Em relação às pilotos, alguns nomes são da W Series, como a espanhola Nerea Marti, a britânica Abbi Pulling, a filipina Bianca Bustamante, enquanto outras, como a suíça Lena Buhler, estavam na Formula Regional European Championship. Contudo, apenas sete das 15 pilotos já foram anunciadas na primeira temporada desta competição. 

Sem comentários: