segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Endurance: Alfa Romeo inclinado para a Endurance


Com o final da parceria com a Sauber mercada para o final de 2023, a Alfa Romeo planeia o seu futuro. Jean-Philippe Imperato, o CEO da marca, continua a afirmar que uma decisão quanto ao futuro desportivo estará marcado para breve, porque pretende que arranque dentro de dois anos, em 2025, continuando com um programa de dimensão global como é este da Formula 1. 

Numa entrevista à publicação britânica Car Magazine, o CEO da Alfa Romeo assume que quer tomar uma decisão até ao final de Junho, dado que pretende ter o projeto em pista na temporada de 2025.

"Pretendemos selecionar uma disciplina de automobilismo que seja consistente com o nosso ADN. E há duas – a Fórmula 1 e as corridas de Endurance. Tomarei a decisão antes do final de Junho de 2023. Porque se quisermos estar na pista no início de 2025, tenho de tomar uma decisão, dado precisarmos de dois anos para desenvolver algo no campo do automobilismo", afirmou.

A razão é relativamente simples: junho é a altura das 24 horas de Le Mans, e no ano do centenário, e com a competição a ficar cheia de marcas que estão a construir os seus chassis para a classe Hypercar ou para o LMDh, que serve tanto para o WEC, como para o IMSA americano, parece que a escolha óbvia será a Endurance. 

Contudo, não se pode excluir totalmente o facto de ficar na Formula 1. Com as noticias de uma possível venda da Alpha Tauri, arranjar um acordo igual a que teve com a Sauber poderá ser uma possibilidade, mas com o praxo que eles próprios querem impor, é bastante difícil ser algo mais que isso. Pelos indícios, a Endurance deverá ser a escolhida, já que no final dos anos 60 e inicio dos anos 70 do século passado, a Alfa Romeo passeou classe através do modelo 33.  

Sem comentários: