sábado, 8 de abril de 2023

Youtube Motorsport Vídeo: A recuperação de North Wilkesboro

Para quem não está a par disto, passo a explicar.

A pista de North Wilkesboro situa-se na Carolina do Norte, e é considerado como um dos berços da NASCAR, pois acolheu o primeiro campeonato de sempre, em 1949. Contudo, desde 1996 que não acolhe qualquer proba, e com o tempo, degradou-se ao ponto de certos lugares serem inseguros para qualquer pessoa lá estar. As ervas daminhas já pareciam entre a camada de asfalto, e a qualquer momento, as bancdas poeriam cair debido à degradação do metal.

Contudo, em 2019, Dale Earnhardt Jr. interessou-se e juntou um grupo de pessoas para um objetivo: limpar o circuito e escaneá-lo para passar no virtual. A pandemia que aconteceu na primavera seguinte fez com que as pessoas se fechassem em casa e começassem a jogar virtualmente, fazendo despertar o interesse no circuito. 

Depois o governo local arranjou 40 milhões de dólares num projeto para recuperar a pista no sentido de ficar o mais original possível e as competições pudessem regressar. E é o que irá acontecer em 2023, com um "All-Star" que acontecerá em maio, e depois, outras corridas, de outras séries, poderem a incluir no calendário. 

Este vídeo mostra o que foi feito nos últimos cinco anos nessa aventura que foi a recuperação de um mítico circuito para os amantes da NASCAR.   

Sem comentários: