quinta-feira, 18 de maio de 2023

A(s) image(ns) do dia



O pior parece ter passado, mas agora, no rescaldo, o trabalho continua. Limpar as ruas, os prédios, recuperar o que for preciso para minorar os prejuízos de cheias, uma das piores se sempre na região, onde 11 pessoas perderam a vida e os prejuízos são da ordem dos milhares de milhões de euros. 

Mas nisto tudo, o fator humano é importante. Depois da tempestade, parece a bonança, e até durante a tempestade, há quem mantenha o bom humor. Lembrando a famosa musica dos Monty Python.

Tenho um bom amigo que mora na região. Aparentemente, soube desta foto, que apareceu no grupo de fãs da Ferrari, e claro, é de alguém que, no meio da catástrofe, ainda teve a presença de espirito de saber onde está e o que deveria acontecer neste final de semana. A senhora que segura a bandeira chama-se Virgínia, e esse meu amigo escreve o seguinte: 

"San Prospero di Imola, 17 maio de 2023 [ontem].

A canoa, Virgínia e a bandeira da Ferrari.

A paixão supera o drama, a vida vence sempre."

Na outra foto, é de Faenza. Quem não sabe, é onde está a sede da Alpha Tauri, que antes foi Toro Rosso, e ainda antes, a Minardi. As ruas ficaram com uma boa camada de lama, e agora é altura da limpeza. E os funcionários, sempre humanos e solidários com os dramas à volta, voluntariaram-se. E aqui, não esperamos - ou talvez não, dada a natureza daquele povo - ver um piloto a ajudar na limpeza das casas de pessoas que perderam tudo. Mas depois... falamos de Yuki Tsunoda. Cidadão do império do Japão. Que incute desde muito novos a ideia de que, se sujas, tens de limpar. E que és responsável por tudo o que está à tua volta, num movimento coletivo, porque ninguém bibe sozinho.

Poderemos afirmar que é um gesto significativo, mas se calhar não é mais que um gesto humano. E o que vemos aqui gestos humanos perante uma catástrofe de uma Natureza que está em mudança. Para pior.    

Sem comentários: