quarta-feira, 17 de maio de 2023

Última Hora: O GP de Emilia-Romagna não será realizado neste fim de semana


Não é oficiosamente um cancelamento, e adiamento, não temos certezas. Mas a Formula 1 lançou um comunicado ao meio-dia para anunciar oficialmente que o GP de Emilia-Romagna não se realizará neste final de semana, devido às inundações na região de Imola e Bolonha.

"No seguimento de discussões entre a Formula 1, a FIA, os ministros competentes, o presidente do Automobili Club d'Itália (ACI) e o presidente da região de Emilia-Romagna, o presidente da câmara da cidade [de Imola] a decisão foi tomada de que o Grande Prémio não será realizado neste final de semana. 

"A decisão foi tomada porque não é possível realizar este evento em segurança para os fãs, as equipas, o pessoal das equipas e [foi] a coisa mais razoável e responsável, dada a situação que afeta as cidades da região. Não teria sido certo colocar uma maior pressão às autoridades e aos serviços de emergência nesta altura complicada.", afirma o comunicado oficial.

Apesar de muitos falarem de cancelamento, nada no comunicado fala sobre isso. Contudo, o presidente do Automóvel Clube da Itália diz que o GP da Emília-Romanha está mesmo 'cancelado' e que há "99 por cento de hipótese de ser remarcado para 2026 após a extensão do contrato".

Parece ser mais um adiamento, porque num caso desses, a Formula 1 teria de devolver o dinheiro que os organizadores pagaram para receber a corrida no circuito. Ou seja, é provável que a corrida poderá ser realizada noutra altura. Só que as datas são escassas - o calendário tem 24 corridas - e a única altura será em agosto. 

Será que a Formula 1 abdicará das férias? Uma coisa é certa: não há Formula 1 neste final de semana. 

Sem comentários: