terça-feira, 16 de maio de 2023

A imagem do dia


"Acabei de acordar hoje e pensei que deveríamos fazer um pouco de rali.", disse Kalle Rovanpera no sábado, antes de começar o dia. E foi: só numa especial conseguiu quase 13 segundos de avanço para a concorrência, sequer olhando para trás e indo direito à meta como vencedor. 

Não estava a ser uma temporada deslumbrante para Kalle Rovanpera, esta de 2023. Tirando o segundo lugar em Monte Carlo, não estava a dar nas vistas, com quartos lugares nos três ralis seguintes. Parecia ser o elo fraco de uma equipa muito boa, com Elfyn Evans e Sebastien Ogier, que a certa altura... era o líder do campeonato. Mesmo com uma temporada parcial! 

Não parecia motivado - ele afirmou isso no final do rali - mas não deixou escapá-los. Contudo, chegamos ao rali de Portugal, que é popular entre tudo e todos, pilotos e espectadores, e o piloto da Toyota resistiu às classificativas de terra e aos saltos em Lousada e Fafe para levar o seu carro até ao fim, até à sua primeira vitória no campeonato, e regressar ao comando do campeonato. E depois de Fafe, do salto da Pedra Sentada, a pergunta é esta: o Kalle que deu cabo da concorrência em 2022 para ser o campeão mais jovem de sempre, aos 21 anos, parece estar de volta? 

É esta a grande dúvida: isto foi um fogacho, ou será aquilo que poderemos esperar para a frente? Os próximos ralis serão tão - ou ainda mais complicados - em termos de superfície. E mais que conseguir resistir e levar o carro até ao fim, é conseguir ganhar à concorrência com a tranquilidade dos campeões. Mas Kalle foi feito para isto. E o bicampeonato é bem possível, porque tem carro para isso. 

Agora, o WRC está de volta em junho, na Sardenha.

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