sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

WRC 2024 - Rali de Monte Carlo (Dia 2)


O galês Elfyn Evans continua a liderar o rali de Monte Carlos, mas agora tem 4,5 segundos de vantagem sobre Sebastien Ogier, enquanto Thierry Neuville é agora o terceiro, a 16,1 segundos, na frente de Ott Tanak, já a uns distantes 1.13,6, apenas dependendo dos maus ralis dos pilotos à sua frente para poder ter uma chance de vitória, quanto mais de pódio.

O segundo dia começava com um aviso logo na primeira especial do dia: gelo na estrada. Apesar disso, três dos principais pilotos acabaram por cair, entre eles Takamoto Katsuta, Ott Tanak e Gregoire Munster. O japonês perdeu cinco minutos e meio e ficou fora do "top ten", enquanto Tanak "apenas desperdiçou 41,6. Munster, por seu turno, demorou 1.01,6 minutos para os da frente. 


Foi um erro meu. Tão estúpido. É muito mau, na verdade. Vou tentar terminar os troços e vamos ver o que consigo fazer”, sentenciou Takamoto. Apesar dos erros, o problema era como iriam reagir quando chegassem à área assinalada. Se uns passaram sem problemas, outros... deu no que deu.

Neuville acabou por ser o triunfador, 5,3 segundos na frente de Evans e 6,6 de Ogier. "Foi realmente complicado. Quando você está no gelo, a aderência é zero. Eu tive um ritmo decente. Tentei fazer o máximo que pude. Vamos ver. Temos que trabalhar um pouco no carro para me dar mais confiança.", disse o belga, no final da especial.

Na quarta especial, primeira passagem por Champcella/Saint-Clément, Ogier passou ao ataque e acabou com vencedor, um segundo na frente de Evans e 1,8 sobre Tanak. "No final das contas, está mais sujo e com mais sujidade na estrada. Cometi um erro esta manhã, então fiz uma corrida constante para ficar limpo. Mas fiquei mais feliz com o carro.", disse o francês, no final da especial.

Mas Neuville perdeu 10 segundos e deixou escapar Evans. "Não aço ideia! Acabei de perder a traseira. Não há motivo. Não tenho ideia. Ele apenas girou para a esquerda muito lentamente; deve ter havido algum cascalho ou algo que não tinha nas minhas anotações. Foi uma grande surpresa para mim.", comentou. 


No final da manhã, na primeira passagem por La Bréole/Selonnet, Ogier voltou a triunfar, e nesta ocasião conseguiu recuperar 11,2 segundos a Evans e 11,8 sobre o Ford de Adrien Formaux. Suficiente para ficar com o segundo lugar a Neuville. "Parece que ainda estou vivo. Estava lutando até agora! Estou tendo uma semana difícil, mas tento o meu melhor.", disse o francês da Toyota.

A parte da tarde começou com Neuville ao ataque, mas ganhou apenas 1,6 segundos a Ogier e 2,6 a Evans. O belga continuou ao ataque na especial seguinte, vencendo-a, 3,5 segundos na frente de Ogier e 4,6 sobre Evans. E no final do dia, o francês partiu ao ataque, acabando por ganhar, e recuperar 2,9 segundos sobre Neuville e 4,1 sobre Evans. 

No final, apesar de se queixar das dificuldades inicias, Ogier estava satisfeito. "Complicado,[com] muita lama. Foi um início de corrida difícil, mas estou feliz por estar muito perto [da liderança] agora. Amanhã será divertido."  

Depois dos quatro primeiros, Adrien Formaux, o melhor dos Ford, é o quinto, a 1.38,0, na frente de Andreas Mikkelsen, a 2.58,9, no seu Hyundai. Gregoire Munster, noutro Ford, é o sétimo, a 3.27,1, na frente do russo Nikolay Gryazin, o melhor dos Rally2, no seu Citroen C3 Rally2, a 5.18,9. A fechar o "top ten" estão o espanhol Pepe Lopez, a 5.20,2 no seu Skoda Fabia Rally2, e o francês Yohan Rossel, em Citroen, a 5.25,1.

O rali de Monte Carlo prossegue amanhã, com a realização de mais seis especiais.   

Sem comentários: