sábado, 31 de maio de 2025

Formula E: Max Gunther foi o melhor na primeira corrida de Xangai


O alemão Max Gunther foi o vencedor na primeira corrida da Formula E em Xangai, na China, que aconteceu na manhã deste sábado. O piloto alemão da DS Penske, que arrancou da pole-position, levou a melhor sobre o seu companheiro de equipa, Jean-Eric Vergne e o McLaren de Taylor Barnard. Quando a António Félix da Costa, depois de uma péssima qualificação, onde partiu de 17º da grelha, não foi mais longe que um 13º na corrida - a Porsche conseguiu... nenhum ponto nesta prova - e sem pontuar, o piloto de Cascais caiu para o quarto posto no campeonato. 

"Hoje, não correu bem! Voámos durante as duas sessões de treinos livres, em que conseguimos mesmo as voltas mais rápidas, mas nunca encontrámos o equilíbrio de que precisámos durante a qualificação e conseguiu apenas o 17.º tempo. Já na corrida, mesmo arrancando muito de trás, até estávamos bem, entrada no ‘top-10’ muito rapidamente, mas a estratégia não funcionou de acordo com o programado. É frustrante, mas temos outra corrida já este domingo, provavelmente com chuva, e temos de reagir”, disse Félix da Costa no fim do ePrix.


Com um PitBoost obrigatório nesta primeira corrida em Xangai, a corrida começou com Gunther a ser passado por Pascal Wehrlein nos primeiros metros, mas depois, Gunther regressou ao comando na segunda volta, e na terceira, alguns pilotos fizeram um pião quando lutavam pelo sexto posto, perdendo tempo, ainda antes da reta da meta. Nick Cassidy foi o que saiu pior, caindo na classificação geral.

Nas voltas seguintes, as mudanças no comando aconteciam sucessivamente, e pouco depois, começaram as idas ao Attack Mode, porque o recarregamento aconteceria a partir da volta 12. Nessa altura, Nyck De Vries era o líder da corrida e pouco depois, os primeiros recarregamentos aconteciam, com Sebastien Buemi, Gunther, Felix da Costa e Stoffel Vandoorne entre os que foram na altura. 

Esses, quase a seguir a saírem das boxes, foram ao Attack Mode para tentar chegar aos lugares pontuáveis. Nessa altura, Oliver Rowland comandava a corrida, que usava o Attack Mode, antes de ir ao Pit Boost, onde cedeu o comando para Wehrlein. Pouco depois, o alemão perdeu o comando para Max Gunther, com Robin Frijns em terceiro. 

Werhrlein, em segundo, atacava o comando antes de ter Taylor Barnard a passá-lo. Pouco depois, a boxes lhe avisava que tinha de gerir a energia na parte final, e isso aparentava não ser bom. E a partir da volta 25, as coisas não estavam a correr bem para os Porsche, que começaram a ficar para trás. Nessa altura, Gunther era já o comandante da corrida, com um avanço superior a 2,2 segundos.

A parte final foi emocionante. Barnard tentou passar os Nissans para ser segundo, mas eles defendiam-se bem, especialmente Norman Nato, mas isso não impediu que o britânico ficasse com o terceiro posto, antes de partir ao ataque a Rowland e conseguir o posto, depois de algumas manobras bem ousadas! Entretanto, vindo de trás, Vergne partiu ao ataque, para recuperar o maior número de postos possível, tal como outro britânico, Dan Ticktum, da Cupra.

Nas curvas finais, Vergne consegue passar de uma penada os carros de Barnard e Ticktum para ser segundo, com o piloto da Cupra a ficar fora do pódio. Rowland foi quinto, na frente da Nato, e acrescentou mais uns pontos para a liderança. Um final dramático, sem dúvida.


No campeonato, Rowland tem agora 171 pontos, seguido por Taylor Barnard, agora com 86, no seu McLaren, dois pontos acima de Pascal Wehrlein, com 84. 

Amanhã há nova corrida à mesma hora.     

Sem comentários: