“Quatro anos de trabalho levaram-nos até aqui”, começou por afirmar. “Não sei se já percebi totalmente o que consegui. Todas as emoções vieram ao de cima – chorei, senti-me completamente em êxtase. Foi o maior dia da minha vida.”, continuou. "Aproveitei cada especial, uma de cada vez. Claro que é incrível ver esses nomes atrás de mim, mas tentei fazer o meu trabalho, sem pensar demasiado nisso – e funcionou.”, concluiu, extasiado.
Tudo isto num rali onde o segundo classificado, Ott Tanak, sairá da sua terra natal com uma pequena consolação: o comando do campeonato, agora com 162 pontos, mais um que Elfyn Evans, que acabou este rali na sexta posição. Sebastien Ogier é o terceiro, 20 pontos atrás de Tanak, com Kalle Rovanpera quarto, com 138 pontos, depois de acabar em quarto no rali.
“Depois de tudo, tantos anos a tentar, a tentar e a sonhar, eu e o Elliott finalmente conseguimos”, disse Solberg. “Só quero agradecer à Toyota, à equipa de testes que me ajudou a sentir-me tão confortável, por toda a ajuda neste fim de semana desta equipa maravilhosa. Nunca me diverti tanto na minha vida.”
Com três especiais até ao final, incluindo as passagens duplas por Kääriku, uma delas a Power Stage, o dia mostrava que Tanak tinha de arriscar e esperar por um azar para ter uma chance de vitória. Mas em Hellenurme, Solberg não cedia e triunfava na especial, 1,6 segundos sobre Tanak, 3,4 sobre Rovanpera e 5,3 sobre Evans.
A passagem dupla por Kääriku começa com Solberg a triunfar, conseguindo 3,1 segundos sobre Rovanpera e 3,6 sobre Tanak, e na segunda passagem, a Power Stage, o finlandês levou a melhor sobre Tanak, por 1,4 segundos, e sobre Solberg, por 2,5, numa especial onde Katsuta Takamoto acabou por abandonar, devido a uma avaria.
Depois dos três primeiros, Rovanpera acabou em quarto, a 55.6, um pouco longe de Adrien Formaux, quinto, a 1.33,0. Sexto acabou por ser Elfyn Evans, a 1.43,4, bem longe de Sami Pajari, a 2.55,6. Martins sesks foi o oitavo, a 3.36,0, e a fechar o "top ten" ficaram os Ford Puma Rally 1 de Josh McErelan (a 5.29,8) e de Gregoire Munster (a 5.57,5).
No campeonato, Solberg subiu ao oitavo lugar, ficando com 52 pontos, e em termos de campeonato, o próximo rali será o da Finlândia, que acontecerá entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.

Sem comentários:
Enviar um comentário