quinta-feira, 17 de maio de 2007

Extra-Campeonato: Hora H vs Gato Fedorento: quem ganhará?

Hoje em dia, as noites de Domingo na TV portuguesa são dominadas pelos programas de comédia: a RTP tem os Gato Fedorento, com o "Diz que é uma Espécie de Magazine", a SIC tem a "Hora H", com o Herman José, e TVI... bem, tinha um "pseudo-reality show", e pronto.

Nessas noites e Domingo, os Gatos batem toda a concorrência: o seu humor, aproveitando as situações do quotidiano, é marcante (e os tesourinhos deprimentes são demais!), e quase sempre o seu programa é dos mais vistos do canal a essa hora. Um verdadeiro serviço público! A média de telespectadores hoje em dia situa-se nos 1,2 milhões. Quando à Hora H, a ideia seria o regresso de Herman José à comédia pura e dura, depois de seis anos de "talk-show". Tinha bons argumentistas, vindas das Produções Fictícias (Nuno Atrur Pina, Nuno Markl), e a ideia era boa. Contudo, o horário tardio (23:45) e os sketches menos conseguidos fizeram com que tenha uma média de 450 mil espectadores, um terço daquele que os Gatos têm.

Herman está descontente com a estratégia feita pela SIC, especialmente com o seu director de programas, Francisco Penim. Ele, vindo da SIC Radical, foi o homem que pôs os Gatos na TV, mas também foi ele que fez com que saíssem da TV de Carnaxide, depois de terem colocado uma série de "scketches" no canal principal, para combater os "Morangos com Açucar", da TVI.

"O que leva um director a mudar de estratégia e a alterar o horário de exibição de um programa após 12 episódios já exibidos? Das duas, uma: ou confiança ou desespero.", disse Nuno Azinheira na sua crónica de terça-feira no Diário de Noticias. Penim está a caminhar sobre brasas: depois de quase 10 anos de liderança incontestada, a TVI, graças aos seus "reality-show", como o Big Brother e novelas como Morangos com Açucar, ganhou a liderança. Hoje em dia, os três canais de TV andam a pouca distância entre si, demonstrando a divisão em termos de gostos. "Decidimos antecipar o 'Hora H' para torna-lo mais competitivo", justificou Francisco Penim.

Será que isto vai funcionar? "Penim tem um 'feeling' que isto agra vai pegar”, afirma de novo Nuno Azinheira. O problema disto tudo é que, ao contrário a RTP, que não está muito interessado nas audiências (e um canal público), e consegue mostrar qualidade televisiva (e isso é muito bem preciso num panorama televisivo dominado pelo tele-lixo), acompanhando os privados, a SIC está demasiado ansiosa e demasiado dependente das audiências para conseguir aquilo que quer: a liderança. "A concorrência é terrivelmente feroz", afirmou Herman. E têm razão. Há muito que foram os seus dias de glória, e bem precisa de os recuperar, sob pena de Francisco Penim ser mais um dos muitos directores de programas que não aguentaram a inexorável ditadura das audiências...

2 comentários:

Anónimo disse...

Suspeito de que o tiro vá sair pela colatra ao Francisco Penim. Emitir o Hora H a concorrer directamente com os Gato Fedorento só vai servir para humilhar o Herman, que assim vai perder contra aqueles que ajudou a formar...

1/2Kg de Broa disse...

Eu acho que era altura de o Herman tirar férias da TV. Sair por uns tempo, limpar a imagem.
Aquele humor que se faz no programa é um bocado triste...
Preferia o HermanSic, embora também não prendesse muito a minha atenção.