sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Extra-Campeonato: Era o que eu esperava

Como seria de esperar, a Junta Militar Birmanesa respondeu da unica maneira que sabe: com violência. Desde há três dias, altura em que ordenou o recolher obrigatório, que a policia, o exército e as forças anti-motim reprimem com violência as manifestações pró-democracia, feitas primeiro pelos monges e depois pela população em geral. Oficialmente fala-se em nove mortes, mas fontes diplomáticas falam em muito mais. Acho que qualquer número por estes dias tem mais alguns zeros atrás...


Quanto aos monges, muitos dos mosteiros foram assaltados pelo exército e estes foram levados para parte incerta, desconhecendo-se a sua sorte. foram eles que tiveram força para começar a contestar as medidas arbitrárias tomadas pelo regime militar, que há algumas semanas atrás aumentou os preços do gás e da gasolina em mais de 500 por cento(!)

Pelas últimas noticias, as coisas em Rangoon estão a acalmar, naquele silêncio das valas comuns. Pelo menos na capital, o exército e a policia conseguiram manter a ordem, e os manifestantes são cada vez menos. E a provincia? Há relatos não confirmados de que em algumas cidades, o exército passou para o lado dos revoltosos, e que há combates que configuram verdadeira guerra civil... mas nada disso pode ser confirmado (ou desmentido), pois o governo controla as totalmente as comunicações. A ligação à Internet foi cortada, e não se pode telefonar para fora do país, a não ser que tenha um telefone por satélite...

Fora do país, a comunidade internacional pressiona os paises que podem influênciar a Birmânia para que esta ceda e inicie contactos com a oposição. A China já deu algum sinal, a Rússia ainda não pondera as sanções, a ASEAN (do qual a Birmânia faz parte) já se sente incomodada com este seu membro. Uma coisa é certa: Estados Unidos e União Europeia querem mais sanções aos governantes birmaneses.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes birmaneses... O que se esperar de um país que põe a religião antes da razão? Basta alguns cético pegarem o poder, como os militares e até os religiosos monges sentem o poder das borrachas do autoritarismo.
Quanto aos 45 mil. Parabéns, e divulgue o nome da beldade que esta abraçada a você.