domingo, 21 de outubro de 2007

GP Brasil - A Corrida

E pronto. Todos nós sabiamos que isto não passaria de hoje. Ganhou aquele que soube ter a cabeça mais fria, e que cometeu menos erros: Kimi Raikonnen. Foi uma espécie de "golpe de estado", ou se perferirem, "Deus escreveu direito por linhas tortas", principalmente para aqueles que defendiam fervorosamente a exclusão pura e simples da McLaren do Mundial da Formula 1, e dos seus pilotos. Quem riu por último, riu muito melhor...


Sou honesto, torcia pelo Lewis Hamilton. Eu sei (e todos nós sabemos) que Lewis é o maior prodígio que chegou à Formula 1 em muitos anos, tão bom como Michael Schumacher, tão bom como Ayrton Senna. Uma das razões porque queria que ele ganhasse o título mundial era porque estavamos a assistir a uma chance única na vida. Ou vocês acham que irão ver mais alguma vez nas vossas vidas a chance de um "rookie" ser campeão?


Pode não ter ganho este ano, mas o futuro é dele. Acreditem.


A corrida em si foi emocionante. Primeiro, foi ver Hamilton perder posições para os outros rivais, mostrando que não conseguiu aguentar a pressão. Depois foi vê-lo a ficar patra trás, com algum problema na caixa de velocidades ou algo assim, que o colocou na última posição. Depois recuperou e começou a fazer a corrida por detrás. Estava-se a ver a cópia da edição de 2006...


Entretanto, Fernando Alonso ficava na sua. Nunca o vi a ir buscar os Ferrari, o que podia indicar ter as coisas todas controladas, isto é, desde que o finlandês não passasse à frente... mas depois da segunda paragem nas boxes, para reabastecer e trocar de pneus, Kimi fez o seu melhor e ultrapassou Massa... Enquanto isso, Alonso teve sempre o seu terceiro lugar em perigo graças a Robert Kubica (com a mesma tática de Hamilton), mas no final, o espanhol ficou com a terceira posição.


Hamilton lá recuperava, chegava aos pontos, mas não foi o suficiente. O sétimo posto final sabe a derrota, e demonstra que ele tinha tudo na mão, mas foi derrotado pelos nervos. Agora os editores britânicos devem estar a deitar fora todos os livros que diziam "Hamilton Campeão..."


2007 acabou hoje. Que venha 2008, e espero que seja tão emocionante como este ano que passou, mas que tudo se decida na pista, e não fora dela...

9 comentários:

Rogério Magalhães disse...

É, amigo Speeder, pode-se resumir em uma palavra: corridão! Cheia de emoções, tudo acontecendo... e minha aposta, apesar de meio louca, acabou por acontecer... o problema do Kimi seria não Alonso, mas Hamilton. Alonso seria morto pelo Massa... O Hamilton de novo foi cabaço demais, não precisava tresloucadamente querer passar o Alonso por fora no final da reta oposta, burrice dele... depois o carro o deixou na mão naquela hora (suspeitei que era câmbio e parece que foi mesmo)...

Merecido o título para o Kimi na medida em que ele foi o cara que mais reagiu no campeonato, afinal, na metade, era praticamente carta fora do baralho e foi crescendo, ganhando, somando pontos e chegou ainda vivo... e teve ajuda de um personagem de Nelson Rodrigues muito citado aqui no Brasil, o Sobrenatural de Almeida... certamente quem gostou foi o Alonso, afinal, não foi campeão, mas o garotinho também não.

E registre-se, isso sim, a belíssima corrida do Robert Kubica, que foi para mim o homem-show da corrida...

Agora, acho que vai faltar bebida nos butecos daqui para o Manguaça Man... e ainda vai colocar no rádio um velho samba-enredo de uma escola de samba do Rio nos tempos que o Carnaval de lá ainda valia a pena ser acompanhado:

- Hoje eu vou tomar um porre, não me socorre, que eu tô feliz... hoje eu vou de bar em bar, beber a vida que eu sempre quis!

Parabens Kimi!!!

João Carlos Viana disse...

Olá speeder
Grande corrida. Muito mais dramática do que emocionante. Levando-se em conta a não punição da McLaren, o Raikkonen mereceu o título, mas não foi, na minha opinião, o melhor piloto. Hamilton e Alonso foram mais decisivos durante a temporada, mas quando importou mesmo, Raikkonen fez jus do seu apelido e foi mais cebaça fria e conquistou um título que batia na trave fazia algum tempo.

Felipe Maciel disse...

Quem diria que a Ferrari que tomou pau da mclaren o ano todo levaria os dois campeonatos...

Acho que a conquista do Kimi foi justa, ele se recuperou bem na segunda metade do campeonato e mereceu o título. O Hamilton foi o contrário, jogou o troféu pela janela. Pagou o preço da inexperiência.

Parabéns ao Kimi e à Ferari
Abs

Rogério Magalhães disse...

Amigo Speeder, bomba de última hora... não é que tudo pode mudar? Ouvi agora há pouco na Rádio Eldorado/ESPN (e li depois no Blig do Gomes) o Flavio Gomes contar que a maldita FIA teria "encontrado" algum problema com gasolina nos carros da Williams e da BMW-Sauber (coincidentemente, os três carros que afastam Hamilton do título)... chamaram os representantes das duas equipes na chefia de prova para avaliar o caso...

Cheiro de palhaçada no ar... parece que os caras não aprenderam com a temporada e querem a todo custo ajudar o Hamilton!!! Se rolar tapetão, é o fim!!!

Anónimo disse...

Hoje o nobre colega escreveu um belo texto positivo, mas sou obrigado a fazer uma observação sobre o seu comentário "Que venha 2008, e espero que seja tão emocionante como este ano que passou(...)", porque repetiste ad infitum no decorrer do ano a palavra PROCISSÃO e outros sinônimos, a lista aqui daria um novo post.
O que aconteceu? A visita do Bento XVI ao Santuário de Fátima te transformou em devoto? hehehe...

Speeder76 disse...

Nem me lembrei dessa... tens razão, muitas das vezes, aquilo foi uma procissão. As últimas corridas à chuva esquecerem-nos rapidamente da volatilidade que esta competição é capaz!

hjg disse...

Eu sempre falo mal das atitudes de Kimi com respeito a bebida, mais sim, prefiro a vitoria dele que a de Hamilton.

jocasipe disse...

Acabou o campeonato 2007. Venceu o melhor piloto. Venceu a melhor equipa, os batoteiros ficaram atrás!

autor incógnito disse...

eu já tive a oportunidade de ver um rookie a ganhar o campeonato, sim: o jacques villeneuve! (por isso, hamilton, o melhor rookie de sempre? vamos com calma)

até gosto do hamilton, e durante algum tempo torci por ele por achar que poderia estar ali a salvação do f1. mas depois do que lhe fizeram este ano (FIA e mclaren), acho que ele ficará para sempre marcado como o piloto que todos queriam que vencesse e que não foi capaz de o fazer.

ainda assim, sou capaz de concordar: o futuro é dele. mas talvez não a eternidade, como senna ou schumacher.