A temporada de 1978 ia para a sua quarta corrida da temporada, mas o Grande Circo ainda estava a viajar pelos continentes, antes de fazer a sua "aterragem" na Europa, onde se desencadearia o grosso da temporada. A quarta etapa do campeonato iria ser a primeira de duas paragens nos Estados Unidos, e desta vez seria nas ruas de Long Beach, numa prova que se tinha estreado três anos antes, mas já era um grande sucesso comercial, tanto mais que ainda decorre nos dias de hoje.
Estavamos a assistir a um campeonato bem disputado, com três vencedores diferentes, em três Grandes Prémios, e um grande equilibrio entre as equipas com capacidade para ganhar, como a Lotus, Ferrari, Tyrrell ou Brabham, com a McLaren a desiludir um pouco, e a novata Arrows a surpreender.
Nas ruas de Long Beach, contudo, o grande dominador dos treinos seria... a Ferrari. Numa luta com Niki Lauda, o argentino Carlos Reutmann conseguiu superá-lo, tendo a seu lado uma pequena surpresa: o seu companheiro, o canadiano Gilles Villeneuve. Na segunda fila, Niki Lauda tinha a seu lado, e atrás de si, o americano Mario Andretti, enquanto que na terceira fila, John Watson e Ronnie Peterson ficavam com o quinto e sexto posto, respectivamente.
Após eles, James Hunt era sétimo, o novato Riccardo Patrese era nono, batido pelo Williams de Alan Jones, que começava a dar nas vistas. Quanto a Emerson Fittipaldi, era apenas 15º na grelha. Os organizadores de Long Beach tiveram que fazer um sistema de pré-qualificação, visto que estavam inscritos 31 carros. E havia um estreante: o irlandês Derek Daly, que tinha ficado com o lugar na Hesketh depois de ter dado nas vistas no International Trophy, em Silverstone. Infelizmente, ele não se ia qualificar, tal como aconteceu a Keke Rosberg, os americanos Brett Lunger e Danny Ongais, o mexicano Hector Rebaque e o italiano Lamberto Leoni.
Didier Pironi também estava no rol dos não-qualificados, mas dois dos pilotos que estavam à sua frente, o inglês Rupert Keegan e o alemão Hans-Joachim Stuck, tiveram acidentes durante o "warm-up", com os carros sem qualquer hipóteses de correr, então Pironi ficou com o último lugar disponível.
No dia da corrida, 75 mil espectadores e um céu limpo aguardavam os pilotos para a partida do GP dos Estados Unidos Oeste. No momento da largada, Reutmann é surpreendido por uma manobra de John Watson, que o obriga a alargar a trajectória e a perder o primeiro lugar para o seu comapanheiro, Gilles Villeneuve. Nessa manobra, Niki Lauda aproveita e salta para o terceiro posto, atrás de Watson, e o argentino cai para o quarto lugar.
Entretanto, Ronnie Peterson perde dois lugares para Alan Jones e James Hunt. Contudo, na terceira volta, o britânico bate no muro e perde uma roda, abandonando na hora, e três voltas mais tarde, é a vez de John Watson abandonar com mais um motor Alfa Romeo partido.
Com isto tudo, o grande beneficiário é... Alan Jones. Estando em quarto lugar, o australiano estava a apanhar rapidamente o Lotus de Andretti, que tinha feito uma má escolha de pneus. Depois de o ultrapassar na volta 19, partiu em busca do trio da frente.
Entretanto, Gilles Villeneuve impressionava na frente, aguentando os ataques de Lauda, que por sua vez era pressionado por Reutmann. Contudo, na volta 28, no final da recta da meta, o Brabham do austríaco sofre uma falha nos travões e segue em frente na escapatória. E fica por lá. A partir daqui, os Ferrari dominavam, e Villeneuve era o líder.
Tudo continua assim até à volta 39, mais ou menos a metade da corrida. Então, Villeneuve apanha dois retardatários, o suiço Clay Regazzoni, num Shadow, e o Renault de Jean-Pierre Jabouille. Em vez de esperar para os ultrapassar, Villeneuve decide arriscar numa zona onde dificilmente caberiam dois carros. Resultado: a desistência do canadiano.
Sendo assim, o argentino agora tinha que se preocupar com Alan Jones. O piloto da Williams tinha cravado na volta 29 a sua melhor volta da corrida (a sua primeira e a da Williams) e andava a assediar o argentino, na tentativa de apossar a liderança. Contudo, na volta 47, as asas da frente de Jones quebram, devido a um defeito de fabrico, e ele fica lentamente para trás, caindo para o sétimo lugar final.
Com Reutmann a cortar a meta em primeiro lugar, é também a segunda vitória do argentino, que passa a ser líder, igualado por Mario Andretti, que ao chegar em segundo lugar, ficavam ambos com 18 pontos. Patrick Depailler acabava a corrida no terceiro posto, ficando também no terceiro posto na tabela classificativa, com 14 pontos. Peterson ficava em quarto, Jacques Laffite era quinto e Riccardo Patrese dava à Arrows o seu primeiro ponto da sua história.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1978_United_States_Grand_Prix_West
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