sábado, 10 de maio de 2008

Extra-Campeonato: Um bom exemplo

Os membros dos Gato Fedorento conseguiram ontem uma providência cautelar para impedir a publicação da revista "TV Mais", em que mostrava a nova casa de Ricardo Araújo Pereira (RAP), semanas depois de este ter mudado devido a ameaças à sua familia por parte de grupos de extrema-direita.


As coisas começaram quando o quarteto gozou com um cartaz que o PNR (Partido Nacional Renovador) colocou no Marquês de Pombal, em meados do ano passado. Não contentes, certos membros ameaçaram quer a ele, quer a sua familia, nomeadamente a sua filha mais nova, de três anos.

Alguns meses mais tarde, nada relacionado com o caso, um dos líderes "skinhead", Mario Machado, foi preso, e o seu julgamento decorre neste momento no Tribunal de Monsanto, em Lisboa. Na semana passada. RAP foi chamado como testemunha no processo, onde confirmou as ameaças. Por causa disso, ele mudou de casa e retirou as suas filhas do colégio onde andam.

Sendo um férreo defensor da privacidade da sua familia (e vi isso em pessoa), a mudança para o outro lado da cidade implicava que fosse deixado em paz. Mas certa imprensa "cor de rosa" (que para mim não é mais do que lixo) descobriu rapidamente a casa e publicou fotografias dela, bem como a das suas filhas. Foi o que aconteceu com a TV Mais, curiosamente do Grupo Impresa, a mesma da SIC, a estação de televisão onde os Gatos irão trabalhar, a partir de Setembro.

Pessoalmente, aplaudo esta iniciativa. Acho que esse tipo de imprensa abusa imenso quando anda atrás das figuras públicas. Sempre achei que eles poderiam actuar impunemente, como se existisse uma lei não escrita que diz "Todas as figuras públicas perdem o direito à sua privacidade, bem como as suas familias". Nem toda a gente gosta de ser exposta, e querem que os deixem em paz no seu dia-a-dia, mas parece que as coisas estão a ficar como em Hollywood, onde há "paparrazzis" que não tem outra vida senão tirar fotos de dentro de casa das estrelas...

Bravo, Ricardo. Exemplos como estes deviam acontecer mais vezes, pois acho que este tipo de imprensa devia merecer uma lição. Ou será que a lei terá que agir quando algo de catastrófico acontecer?

1 comentário:

Anónimo disse...

Speeder: acho que as celebridades VENDEM sua vida para o público.
Nem dão, nem emprestam: vendem.
Os lucros dessa atividade são privados, portanto o custo de protegê - los também deve ser privado.
Não é um tema fácil e, enquanto não aprendemos a viver com eles, é bom mesmo que existam decisões judiciais que garantam essa proteção.
Mas só pensar na proteção das celebridades é olhar apenas um pedaço do problema.