domingo, 4 de janeiro de 2009

Dakar 2009 - Dia 2

O espanhol Carlos Sainz e os Volkswagen Touareg assumiram a liderança do Rali Dakar de 2009, após a etapa de hoje, entre Santa Rosa e Puerto Madrin (837 km, 237 dos quais em troço cronometrado), após o anterior lider, o qatari Nasser Al-Attyah, se ter atrasado. Os pilotos portugueses foram discretos.

O piloto espanhol não teve problemas em forçar o ritmo, numa atapa rápida de areia e pedras, e apossar-se da liderança, aproveitando o atraso que Al-Attyah teve hoje, por problemas de navegação, e caindo para o quarto lugar. Entretanto, o seu companheiro na Volkswagen, o sul-africano Giniel de Viliers, ascendu ao segundo lugar, a 2 minutos e 19 segundos do piloto espanhol. "Isto foi mais duro do que no primeiro día. A navegabilidade já começa a ter importancia. Mas o mais importante de tudo é que superei outra etapa sem mais problemas", disse Sainz à chegada a Puerto Madryn.

Stephene Peterhansel é o terceiro, e o melhor dos Mitsubishi, a quase quatro minutos do líder, enquanto que o espanhol Nani Roma, o seu companheiro, é quinto, e o francês Luc Alphand o sexto. Quanto aos pilotos portugueses, o melhor é Adélio Machado, na 79ª posição a já três horas e 39 minutos de Sainz. Martine Pereira está na 82ª posição, enquanto que Francisco e Nuno Inocêncio ficaram atascados no final da etapa, e são agora 104º e 105º classificados, respectivamente. Ricardo Leal dos Santos é 128º classificado, depois de terem ficado atascados por várias vezes e terem passado por sustos, como terem uma porta arrancada por um camião!

Nas motos, Marc Coma, o lider, perdeu quase 12 mintutos para o vencedor da etapa, o holandês Frans Verhoeven, devido a um engano no percurso, e à perda de óleo na sua moto por alturas do quilómetro cem, que foram resolvidas com a ajuda de um espectador. Controlando os prejuizos, o espanhol mantêm-se na liderança, com mais 14 minutos sobre o segundo classificado, que é Verhoeven.

Quanto aos portugueses, Paulo Gonçalves é o melhor, terminando a etapa na posição, sendo agora o 19º classificado, depois de ter rolado muito tempo nos dez primeiros. "A etapa de hoje foi muito longa, foi um dia bastante cansativo e desgastante em termos físicos. A prova estava a correr muitíssimo bem, mas um pequeno erro de navegação quase no final fez-me perder algum tempo e isso levou a uma consequente descida na tabela classificativa", disse o piloto, em declarações captadas pelo Autosport.

Helder Rodrigues veio logo a seguir, na 20ª posição da geral, numa etapa onde adoptou uma toada cautelosa, para evitar excessos: "A minha classificação de hoje era de certa forma previsível, pois andei com cuidado, depois do desgaste no pneu traseiro que me atrasou bastante ontem. O rali ainda vai no começo e quero, por enquanto, evitar qualquer problema que me possa fazer perder terreno na classificação geral", afirmou à chegada. Luis Ferreira é o terceiro melhor português, na 49ª posição na geral, enquanto que Pedro Oliveira sofreu uma quedae terminou a sua participação no Dakar.

A etapa de amanha ligará Puerto Madryn e Jacobacci, no total de 694 quilómetros, 616 dos quais em troço cronometrado.

Sem comentários: