terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dakar 2009 - Dia 4

A quarta etapa do Dakar 2009 sul-americano, que ligou hoje Jaccobacci e Nenquen, na Patagónia argentina, mostrou que a luta entre o Volkswagen Touareg do espanhol Carlos Sainz e o BMW X3 do qatari Nasser Al-Attyah continua ao rubro. Sainz ganhou a etapa, mas a diferença foi apenas de... seis segundos. Os portugueses tiveram uma actuação discreta.

Nos automóveis, a luta entre os dois foi de tal forma disputada, na etapa de 488 quilómetros, 459 dos quais cronometrados, que o terceiro classificado, Luc Alphand, terminou a 2 minutos e 24 segundos de Sainz.


"Começamos bem e muito rápido. Logo alcancei o Al-Attiyah e quando viu que era eu, tentou acelerar. Continuamos num ritmo forte até que o passei num trecho 'off-track'. Entretanto, logo depois, perdi pressão num dos pneus e precisei de parar. Ainda assim terminei a especial em primeiro, mas é uma pena porque poderia ter feito melhor", disse o piloto espanhol em declarações captadas no site brasileiro PitStop.


Na classificação geral, Sainz ainda continua na frente, com uma diferença de 3 minutos e 46 segundos sobre Al-Attyah, enquanto que o terceiro classificado da geral, o sul-africano Giniel de Villiers, já conta com um atraso de 11 minutos e 33 segundos. O francês Stephane Peterhansel, o primeiro dos Mitsubishi, é quarto a 15 minutos e 41 segundos do piloto espanhol. Nos portugueses, o melhor na etapa foi Ricardo Leal dos Santos, que com o seu BMW X5, é 54º classificado, a 7 horas e 54 minutos de Sainz, e na classificação geral, ocupa a mesma posição.


Nas motos, outro espanhol, Marc Coma, continua o seu dominio. Hoje obteve a sua terceira vitória em especiais, vencendo Cyril Després com uma diferença de 1 minuto e 17 segundos. Apesar de tudo, esta não foi uma vitória fácil para Coma. "Hoje o estágio teve uma extensão menor, mas foi ainda mais difícil. Parecia que estávamos em Marrocos. O estranho foi que deparei com quatro ou cinco portões que existem para evitar que o gado fuja, e precisei parar para poder abrí-los", explicou, em declarações captadas no site brasileiro Pitstop. Na classificação geral, ampliou a sua liderança para o actual segundo classificado, o americano Jonah Street, para os 42 minutos.


Quanto aos portugueses, Helder Rodrigues teve um excelente dia, ao ser 13º na etapa, apesar de rodado por vários quilómetros no quinto lugar. Com este resultado, o piloto da KTM subiu agora para o oitavo lugar da geral, a 1 hora e 23 minutos de Coma.


"Esta foi mais uma etapa a "sério", onde andei muito rápido na parte inicial para abrandar depois na zona final devido ao piso mais agressivo, com muita pedra e pó. Sinto que estou a andar a um bom ritmo e só posso estar satisfeito por ocupar agora o oitavo lugar da geral.", comentou, em declarações captadas pelo site português Autosport.


Paulo Gonçalves foi foi 15º na etapa, facto que lhe permitiu ascender ao 13º lugar da geral, uma posição que era ocupada ontem por... Helder Rodrigues. Mas nem tudo foram rosas para os portugueses. João Rosa foi vitima de uma violenta queda devido a uma avaria mecânica da sua moto, fracturou o pulso e um dos seus dedos ficou decepado. Evacuado pela organização, deve regressar a Portugal nos próximos dias. "O braço oscilante da moto partiu-se quando ia atravessar um rio seco. A queda foi feia. Parti um pulso e fiquei sem um dedo. Não sei se os médicos o vão conseguir recuperar", disse ao site português Autosport.


A quinta etapa decorrerá amanhã entre Neuquen e San Rafael, uma especial de 763 quilómetros, 506 dos quais em especial cronometrada. E pela primeira vez, os participantes do Dakar 2009 vão subir a mais de 2 mil metros de altitude.

Sem comentários: