sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Dakar - Dia 7

Foi mais uma etapa agitada no Dakar, que ligiu Mendonza, na Argentina, a Valparaiso, no Chile. Primeiro, devido às dificuldades do percurso, os organizadores decidiram cortar no troço cronometrado, passando dos 419 quilómetros inicialmente previstos para os 243,36km quilómetros realmente disputados.



Com o BMW de Nasser Al-Attiyah desclassificado no dia de ontem, Carlos Sainz practicamente não tem concorrência a sério, mas precisava de alcançar a liderança na etapa de hoje, e conseguiu-o. Partindo ao ataque, ganhou a etapa, deixando o segundo classificado, o americano Mark Miller, a 3 minutos e 41 segundos. Em terceiro na etapa ficou outro americano, Robby Gordon, que trouxe para aqui o seu monstruoso Hummer H3, e ficou a 4 minutos e 13 segundos de Sainz. O anterior lider (e seu companheiro de equipa), o sul- africano Giniel de Villers, foi o sexto na etapa.



Quanto à Mitsubishi, só sofre dificuldades. Depois do abandono de Luc Alphand no dia de ontem, devido à doença do seu navegador, Gilles Picard, hoje é a vez de Stéphane Peterhansel, que se encontra parado na especial com um problema no motor do seu Mitsubishi Racing. No entanto, já esta manhã, o francês sofrera com o sobreaquecimento do motor e com um princípio de incêndio. Neste momento, a hipótese de abandono é muito provável, naquele que seria o segundo abandono por problemas mecânicos no Dakar.



Com a vitória na etapa, Sainz saltou então para a liderança da tabela, com escassos nove segundos de vantagem sobre Giniel de Villiers e 13 segundos sobre Mark Miller, num pódio que neste momento é inteiramente ocupado... pelos carros da marca germânica!



Na categoria das motas, o chileno Francisco Lopez foi o vencedor a etapa, enquanto Hélder Rodrigues foi décimo primeiro. A liderança essa continua a ser de Marc Coma, que tem 51 minutos de vantagem para Jonah Street. Num dia mais tranquilo que o habitual, os portugueses conseguiram um ritmo regular, com Hélder Rodrigues a continuar a ser o melhor dos portugueses, no sétimo lugar da geral, apesar de ter sido ultrapassado na geral por pelo francês Cyril Després, que está em ritmo de recuperação. Paulo Gonçalves é o segundo melhor português, na 11ª posição da geral.



"O Cyril [Després] está a andar muito forte, por isso já estava a prever que ele me passasse na classificação geral. Ainda falta muito rali e estou ainda numa boa posição para recuperar posições. Agora vêm as dunas a sério, onde costumo estar à vontade. O mais importante é que me sinto bem fisicamente, a moto não me tem dado problemas e estou com a confiança em alta, para enfrentar a segunda metade deste Dakar", comentou Hélder Rodrigues no final da etapa, em declarações captadas pelo sitio Supermotores.net



Amanhã, a caravana vai ter o seu dia de descanso, na cidade de Valparasiso, e será o melhor local para reparar carros e motos, e retemperar forças para a segunda semana do rali, em terraas chilenas.

Sem comentários: