segunda-feira, 23 de março de 2009

Historieta da Formula 1 - Villeneuve, temerário até em passeio

Certamente que todos já ouviram as "estórias" de Gilles Villeneuve ao volante de carros de passeio, guiando como se fosse um prolongamento das pistas. Peter Windsor conta certo dia, em 1979, que o passeio mais sossegado que teve com o canadiano foi quando... Jody Scheckter estava ao volante do carro, entre Mónaco e Modena, feito numas respeitáveis seis horas, pois no caso de canadiano, seria feito em metade desse tempo...

A "estória" que se segue aconteceu em finais dos anos 70, ainda a Formula 1 se disputava em São Paulo, e envolveu Gilles e o Dr. Sid Watkins. O último conta isso no seu livro "Viver nos Limites", e isto estava no já extinto site Pitstop, do SRZD. O relato da experiência fala por si...

"Tive o azar de encontrar-me com Gilles na entrada do hotel. A Madame Villeneuve estava com ele e, quando entramos no carro, eu fui sentar-me no banco de trás. Entretanto, a Madame insistiu que eu me sentasse à frente. Gilles, num carro de estrada, era assustador e quando me virei para falar com a sua mulher, ela tinha sumido, deitada no chão. Ela falou que isso era normal e eu logo descobri as razões.

Villeneuve acreditava na 'teoria do hiato' - ou seja, que existia sempre um espaço no qual ele podia enfiar-se quando se deparava com uma colisão em alta velocidade. Ele ignorava todos os sinais vermelhos, gentilmente batia em carros estacionados ou postos de iluminação, falando o tempo inteiro.

Quando chegamos no circuito, ele ainda me perguntou se eu gostaria de uma boleia para o regresso. No domingo à noite deste fim de semana, ele me pediu para eu levar o seu carro alugado até ao aeroporto e lá deixar o veículo. Entrei nos destroços amassados, descobri que o carro estava sem embraiagem e deixei as chaves na recepção e apanhei um taxi."

Ainda segundo Watkins, o comportamento de Villeneuve ao pilotar helicópteros era semelhante. Com frequência, o canadiano levantava-se com o ponteiro do combustível no zero e voava sempre com espantosa frieza. Um estilo de um homem que sempre viveu a vida no limite, que pode ter capturado a imaginação de milhões de adeptos, mas que permitiu viver apenas 32 anos...

Sem comentários: