sábado, 28 de março de 2009

Formula 1 - Ronda 1, Australia (Qualificação)

A sessão de qualificação do Grande Prémio da Austrália, realizada esta madrugada nas ruas de Melbourne, confirmou os presságios de ontem: o pelotão da Formula 1 está mesmo de cabeça para baixo. Brawn GP, Red Bull, BMW e Ferrari estão nas linhas da frente, enquanto que McLaren é a grande perdedora no primeiro combate em terras australianas. E na primeira fila, a surpresa que todos esperavam: Jenson Button é o homem que fica com a pole-position, enquanto que Rubens Barrichello, o homem mais experiente da Formula 1, fica a seu lado. Como a equipa é formalmente uma nova, é a primeira estreante a alcançar este lugar desde Jackie Stewart, no seu Tyrrell 001, no GP do Canadá de 1970.


Mas a sessão que mostrou ao mundo uma ordem nova começou nos primeiros segundos das 17 horas locais, seis da manhã em Lisboa. E nesses primeiros minutos, a primeira surpresa: Lewis Hamilton, o campeão do Mundo, iria partir da 15ª posição, devido a problemas na caixa de velocidades, uma das posições mais baixas que um campeão parte desde Damon Hill, em 1997, quando corria na Arrows. O seu companheiro de equipa, Heiki Kovalainen, partirá à sua frente, da 14ª posição. Mais tarde, teve de mudar a caixa, e assim, recuar até à 20ª e última posição. Um mau começo para ele e para a equipa, um milagre, caso cheguem aos pontos, e uma defesa do título para Hamilton que se afigura muito difícil…

Na segunda fase da qualificação, outra grande surpresa foi a não qualificação de Fernando Alonso para o "top ten", pois debateu-se com dificuldades em ser mais rápido. Assim sendo, ficou na 12ª posição, atrás de Nick Heidfeld, que correu na Austrália com o KERS, ao contrário de Robert Kubica, que a equipa resolveu não colocar o dispositivo, e foi compensado mais tarde com o quarto tempo na grelha.

E assim passamos para a terceira fase. Aqui, numa altura em que as equipas estavam equilibradas, tudo podia acontecer, todos os nomes eram possiveis. Isto, se não existisse a Brawn GP, que pura e simplesmente cilindrou a concorrência, e colocou o terceiro classificado, o alemão Sebastien Vettel, da Red Bull, a uns já incriveis 0.628 milésimos de Jenson Button, o "poleman". No final, o britânico, radiante, disse o seguinte: "Foi um dia fantástico para nós. Antes de mais, tenho de dar todo o crédito ao Ross [Brawn], ao Nick [Fry] e a todos os que tocaram neste carro: fizeram um trabalho fantástico", concluiu. O "bluff" foi meio desfeito, amanhã, se tudo correr bem, acontecerá o resto... "Será difícil mas que este é um bom principio.", referiu.

Rubens Barrichello foi o segundo, uma posição que já não via desde os tempos da Ferrari, e estava satisfeito por isso, embora... "esperava ficar com a 'pole' mas o meu carro começou a fugir de frente com o tanque de combustível mais cheio", disse, em declarações captadas pelo jornal Autosport.


Depois dos Brawn e de Vettel, Robert Kubica ficou com o quarto posto, no seu BMW sem KERS, logo, pode-se dizer que a aposta compensou. Nico Rosberg mostrou o bom andamento da Williams, ao ser quinto na grelha, e Timo Glock era sexto. O primeiro dos Ferrari era o de Felipe Massa, que era sétimo na grelha, enquanto que Kimi Raikonnen era nono, atrás do segundo Toyota de Jarno Trulli. A fechar o "top ten" estava o piloto local Mark Webber.

A qualificação teve mais tarde um "prolongamento": os comissários técnicos descobriram que as asas traseiras dos Toyota tinham maior flexibilidade do que os regulamentos permitem, e ambos foram desqualificados, partindo da última fila da grelha. Massa, Raikonnen, Hamilton, Alonso e Kovalainen, entre outros, subiram dois lugares na grelha, graças a isso, minorando as suas más performances.

E agora, amanhã, pelas sete da manhã aqui em Lisboa (já com o novo horário de Verão em vigor), veremos o começo da temporada de 2009 nas ruas de Melbourne. Em todos os aspectos, promete ser a temporada mais controversa e mais memorável dos últimos 15, 20, 25 ou 30 anos, dependendo da perspectiva de cada um. Tudo pode acontecer, a pela amostra de hoje, uma nova era começou. Como irá acabar? Isso ainda não sabemos, mas promete excitante dentro... e fora das pistas!

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