sexta-feira, 27 de março de 2009

Estreantes: Sebastien Buemi

Pela primeira vez em muitos anos, a Formula 1 só terá um estreante na categoria, o que demonstra que o acesso é elite do automobilismo é cada vez mais estreito. E este estreante vem da Suiça, país que deu alguns talentos interessantes, como Jo Siffert (1936-71) ou Clay Regazzoni (1939-2006). Sebastien Buemi é o mais recente talento da Red Bull Academy, e vai correr na sua tempotrada de estreia ao serviço da "equipa B", a Toro Rosso.


Buemi nasceu em Aigle na Noite das Bruxas de 1988, e começou a sua carreira automobilistica no karting. Aos 15 anos, em 2004, na Formula BMW alemã, onde foi vice-campeão no ano seguinte. Depois disso, foi para a Formula 3 Euroseries, onde foi vice-campeão em 2007. Nesse mesmo ano, substituiu Michael Ammermuller na GP2 Series, a bordo de um carro da equipa ART, onde em onze provas, conseguiu como melhor resultado dois sétimos lugares, e seis pontos no total.

Em 2008 faz uma segunda época na GP2 Series, ao serviço da Arden. No inicio do ano, corre na Asia Series, onde foi vice-campeão da categoria, vencendo na prova de Sentul, na Indonésia, e conseguiu quatro pódios consecutivos. Quando passou para a Main Series, acabou a época na sexta posição no campeonato, e vencendo duas corridas, em Magny-Cours (Sprint) e no Hungaroring (Sprint). Entretanto, correu em oito provas da A1GP, pela Suiça, na temporada 2006-07, onde conseguiu como melhor resultado dois quartos lugares.

No final do ano, Buemi fez dois testes pela Toro Rosso, num "shoot-out" com o japonês Takuma Sato, e onde foi decidido que iria ficar com o lugar de Sebastien Vettel, que tinha rumado para a Red Bull, depois de uma excelente temporada na STR, vencendo em Monza. Quando o anuncio foi feito, no passado mês de Novembro, Buemi reagiu assim: "Estou naturalmente muito satisfeito por ir guiar na Toro Rosso. Estar na Formula 1 era o meu objectivo desde que comecei a correr. Neste primeiro ano vou tentar os melhores resultados possiveis e mostrar à Red Bull que tem razões para acreditar em mim. Quero agradecer-lhes a oportunidade, mas também por tudo o que tem feito pela carreira".

E este fim de semana começa a sua carreira na categoria máxima do automobilismo. Boa sorte!

Sem comentários: