sábado, 11 de abril de 2009

GP Memória - Brasil 1999

Um mês depois da Austrália, a Formula 1 voltava à competição no Autódromo de Interlagos, no Brasil. A McLaren tinha demonstrado na Austrália que não só estava em forma, como era falível. E para isso, tinha que demonstrar toda essa superioridade, para não deixar ninguém em dúvida. E foi para isso que partiram para paragens sul-americanas, desta vez sem um prolongamento até à Argentina.


Não havia grandes alterações no pelotão, excepto na Minardi. Luca Badoer tinha-se lesionado numa mão em testes e não tinha recuperado a tempo, sendo substituído pelo piloto de testes da Prost, o francês Stephane Sarrazin. O francês iria ter aquela que viria a ser a sua única experiência na Formula 1.


Nos treinos de sexta-feira, um acidente marca o dia: o BAR de Ricardo Zonta bate forte, danificando bastante o chassis, e causando ferimentos no pé direito. Operado nesse dia, estava de fora do Grande Prémio. No dia seguinte, nos treinos de qualificação, a McLaren monopolizou a primeira linha, com Mika Hakkinen à frente de David Coulthard. Na segunda fila, Rubens Barrichello levava a Stewart ao terceiro posto e a multidão ao delírio, batendo o Ferrari de Michael Schumacher. Giancarlo Fisichella era quinto, no seu Benetton, e tinha a seu lado o vencedor de Melbourne, Eddie Irvine. A quarta fila era toda da Jordan, com Damon Hill a bater Heinz-Harald Frentzen, e a fechar o “top ten” ficava o segundo Benetton, de Alexander Wurz, e o segundo Stewart de Johnny Herbert.


Alex Zanardi continuava a desiludir, ao ser 16º na grelha, enquanto que Stephane Sarrazin ficava logo a seguir, na 17ª posição. O último era Jacques Villeneuve, que não tivera tempo para marcar um “crono” na grelha, demonstrando mais problemas no carro.


No dia da corrida, 11 de Abril de 1999, sob um céu limpo e muito calor, preparava-se para o começo do Grande Prémio do Brasil. Na partida, Coulthard deixa morrer o motor, que é aproveitado por Mika Hakkinen para disparar na liderança, seguido por Barrichello e Schumacher. As coisas são assim nas três primeiras voltas, quando no inicio da quarta volta, a caixa de velocidades falha quando tenta engrenar a quinta velocidade, e o finlandês não tem outro remédio senão deixar passar o brasileiro da Stewart e o alemão da Ferrari. A torcida delira, pois pela primeira vez em cinco anos, viam um brasileiro a liderar o Grande Prémio.


Nas 22 voltas seguintes, Rubens Barrichello aguenta Michael Schumacher, e coloca o carro de Jackie Stewart no topo da corrida, algo inédito na Formula 1. Mais atrás, outros incidentes de corrida acontecem: na volta 12, Damon Hill batem na Curva 1, e o inglês da Jordan abandona, e o Prost de Olivier Panis sofre uma paragem de 10 segundos por stop & go. Enquanto isso, o veterano Jean Alesi, no seu Sauber, depois de um mau arranque, faz uma recuperação sensacional e é quinto à entrada da volta 21.


Na volta 27, Barrichello entra nas boxes e sai na quarta posição, com o comando a cair nas mãos de Schumacher. O brasileiro tenta voltar aos lugares do pódio, ganhando segundos a Eddie Irvine. E na volta 32, o Minardi de Stephane Sarrazin perde o controlo na entrada da recta da meta, rodando sobre si mais de dez vezes…


Pouco depois, Barrichello volta à terceira posição, em troca com Irvine, e na volta 38, é a vez de Schumacher parar para o seu único reabastecimento, cedendo o comando a Hakkinen. Barrichello aproxima-se dos dois, mas na volta 42, o motor Ford cede, para desilusão dos espectadores presentes. Até ao final, da corrida não houve nada de relevante, e Hakkinen ganha a sua primeira prova do ano, seguindo por Schumacher e pelo Jordan de Heinz-Harald Frentzen. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Williams de Ralf Schumacher, o Ferrari de Eddie Irvine e o Prost de Olivier Panis.


Fontes:

Santos, Francisco – Formula 1 99/00 – 50 Anos de Formula 1, Ed. Talento, Lisboa/São Paulo, 1999.


http://en.wikipedia.org/wiki/1999_Brazilian_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr632.html

2 comentários:

speed.king.thrasher disse...

Speeder, acredite se quiser... eu estive nessa corrida!!!

Estava na saída da curva do sol e assisti de camarote o Rubinho passando o Hakkinen, e posso dizer, foi como um gol! todo mundo começo a pula e se abraçar na arquibancada hahahaha...

No treino tbm foi assim, quando ele marco o 3º e passo lá na frente o pessoal comemoro bastante. Mas nd comparado a corrida...

Toda volta q o Barrichello passava era uma festa, até ele para no box.

De quebra ainda vi o acidente do Hill com o Wurz, e bem de longe vi a fumacera que o Sarrazin deixo na reta hehehehe...

Pena foi quando o Rubinho abandonou, um monte de gente foi embora... mas até ai é compriensivel. Na época eu tinha 9 anos, meu pai até me perguntou se eu queria ir embora, mas eu ñ arredei pé não... e jamais me arrependi!! hahahahaha

Posso dizer que faço parte do seleto grupo de pessoas q ouviu os hinos ao vivo hehehe...

com certeza jamais esquecerei esse dia!!! foi demais!!

abs!!!

Anónimo disse...

essa eu vi pela TV e me lembro o qto a gente aki vibrou com o Barrica em primeiro. Pena que o motor Ford não era "aquela" coisa na época. Mas foi muito bom relembra esse episódio Speeder, parabéns.