terça-feira, 19 de maio de 2009

FIA e Ferrari confrontam-se em Paris... de novo!

Mais uma ronda da guerra FIA-FOTA vai decorrer esta tarde em Paris. A entidade máxima do automobilismo vai comparecer hoje perante o Tribunal de Grande Instância de Paris, devido à providência cautelar pedida pela Ferrari, no sentido de impedir a FIA de aplicar os seus regulamentos para 2010, que referem entre outros, um tecto orçamental para as equipas de Formula 1.

"As inscrições para o Mundial de F1 de 2010 encerram a 29 de Maio, e como é público, não é possível à equipas inscreverem-se sem aceitarem o novo regulamento imposto pela FIA, que não está de acordo com o que foi anteriormente assumido com a Ferrari, pelo que não tivemos outra escolha que não passasse pelos tribunais", explicou Emmanuel Gaillard, um dos advogados da Scuderia.


A Ferrari alega que tem direito de veto sobre alterações aos regulamentos até 2012, na sequência de um acordo assinado com a FIA em 2005. A Scuderia afirma agora que a FIA passou por cima desse direito adquirido, para poder imprimir as novas regras que estão a criar grande revolta da generalidade das equipas, e da própria Ferrari. Max Mosley justifica-se afirmando que esse acordo deixou de ter validade a partir do momento em que a Ferrari se juntou à FOTA, no acto da sua fundação, em Setembro de 2008. O Tribunal revela amanha a decisão, mas o mais provável é que esta situação não termine aí, pois caso a sentença seja válida para qualquer um dos lados, a outra parte poderá recorrer.

Sem comentários: