quarta-feira, 3 de junho de 2009

Speeder Questiona... Patricia Silva (New Grid Girl)

Depois de ter publicado na semana passada a entrevista com a Ingryd Lamas, publico outra entrevista com mulheres, e esta é de uma recém-chegada à Blogosfera. Patrícia Silva é o nome civil da Godess, nascida em Minas Gerais a 20 de Maio de 1985 e nutricionista de profissão. Vive em Curitiba desde há seis meses, após viver a maior parte da sua vida em São Paulo. A sua paixão pela Formula 1 ganhou-a através do seu pai e irmão. E essa paixão resultou na formação, há mês e meio, do blog “Formula 1 – Outro Ângulo”.


Neste sítio, a fotografia é rei. E vai muito mais do que falar sobre corridas e campeões. Aqui, fala-se tudo sobre o automobilismo, mostrando todos os seus aspectos. É um blog de alguém apaixonado pela matéria, mas consegue ter bom gosto nas suas escolhas. Uma paixão que, segundo ela, “quase não cabe mais no meu HD”.


1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blog?

Tudo começou em uma conversa com uma amiga por msn. Estavamos trocando “fotinhos” de Formula 1 e ai, ela falou “Bem que a gente poderia fazer um blog sobre Formula 1, mas baseado principalmente em fotos, né?” Concordei e adorei a idéia. E em um rompante fui lá e iniciei a conta do blog. Ainda demorei alguns dias pra decidir que caminho seguir, e ai comecei a postar e o blog tá ai.


2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?

Bom, queria mostrar pilotos e provas sobre ângulos diferentes em fotos, daí o nome. Claro que tem o fato de ser um blog feito por mulher sobre um assunto bem masculino, o que já sugere um ângulo diferente de ver os fatos também.


3 – Antes de começares este projecto, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?

Nunca fui muito do tipo de comentar em blogs e sites. Sempre fui mais do estilo vouyer, de ler tudo, observar e adquirir conhecimento. De uns tempos para cá que tenho “frequentado” um pouco mais ativamente a “blogosfera”.


4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?

Para falar a verdade não sei te informar o número de visitas. Ainda estou aprendendo a operar e a desvendar o misterioso mundo de ferramentas de um blog. Meu blog é recém-nascido (de 15 de Abril), acabou de completar um mês de vida.


5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

Bom, até o momento me orgulho de todos, foi bastante dificil escolher os temas e as fotos, mas gostei do resultado final deles. O mais dificil de fazer talvez tenha sido o de homenagem aos 15 anos da morte do Senna. Primeiro, porque todos os blogs iriam falar sobre o assunto naqueles dias e segundo que não queria falar sobre a morte dele em si. Depois de decidido como abordar o tema, a escolha das fotos foi novamente bem complicada, afinal como resumir a carreira do Senna em poucas fotos, mas que tivessem a dimensão do que ele foi e o que significa para a Fórmula 1? Mas acho que no final o resultado ficou até melhor do que eu esperava.


6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros?

Para escrever tem que tem um dom, que eu ainda acho que não tenho, pelo menos para me distinguir dos outros. A prosposta em si do meu blog não é narrar os fatos e sim mostrar como foi que eles aconteceram através das fotos.


7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?

Perguntinha difícil esta, hein? Gosto de olhar todos os blogs, o Continental Circus, o F1 Database e o F1 Nostalgia são paradas obrigatórias. Mas gosto muito das histórias do Fittipaldionline, do Full Machine que tem um estilo muito similar ao meu e do GP Séries.


8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

Para falar a verdade não. Assistia as corridas, mas não me ligava em nome e fatos da época. Mas posso te dizer que a primeira temporada que acompanhei mesmo a fundo foi 1997 e de lá pra cá não perdi nenhuma.


9 – E qual foi aquela que mais te marcou?

Bom, a prova que mais me marcou não vou te dizer que foi pelo resultado, ou por ter sido uma grande prova, mas foi pela situação em si: GP Brasil de 2004 foi a primeira prova que assisti ao vivo e lembro até hoje de todas as emoções e sensações que vivenciei naquele fim-de-semana. O barulho dos motores, o cheiro do asfalto, as mudanças climaticas em Interlagos, apesar de ter passado raiva com Ferrari que só pra variar errou na escolha dos pneus do Rubinho, mas tudo bem. Valeu por tudo isso e foi marcante por ter sido a primeira.


10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?

Pergunta difícil de responder. Gosto muito dos três e por motivos diferentes. Bom, como tenho que escolher digo Fittipaldi. Agora o porque: Bom, o Emmo foi uma espécie de pioneiro, grande responsavel pela paixão do brasileiro por Formula 1. Ele, merece a minha admiração, pois também vem de uma época em que o talento e a coragem era essenciais para se pilotar um carro e qualquer erro era quase fatal. Adoro também o Piquet e sua irreverência e seu estilo único de entender o carro de Fórmula 1 e o Senna por tudo que ele significou para a F1.


11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?

Neste momento acho que não. Ele teve a sua oportunidade, mas acho que ela passou. Hoje não vejo muitas possibilidades de isso acontecer, mas espero estar completamente errada a respeito deste assunto.


12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Não dá para comparar os estilos destes três com o estilo do Massa. São pilotos totalmente diferentes e com estilos diferentes de pilotagem. O Felipe Massa é um piloto que ainda não tem a ousadia do Senna, a irreverencia do Piquet e nem a elagância do Fittipaldi. Tem um estilo arrojado e está a aprendendo a ser um pouco mais cerebral e menos passional em alguns momentos, mas longe ainda destes três gênios.


13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?

Sim e não. Justo pela regulariedade do Hamilton, injusto porque no momento o Felipe Massa era o melhor piloto e estava com mais garra para ser campeão.


14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?

Bom, da história eu diria Fangio pela genialidade e Schumacher por ser tornar um piloto imbativel. Ele simplesmente foi batendo recordes e mais recordes dominando uma categoria por anos a fio, cravando seu nome na história. Agora admiro alguns pilotos e que me fizeram gostar deste esporte. Um deles é o Peterson. Fiquei louca quando o vi fazendo um drifting e pilotando um carro de 6 rodas. O outro é Gilles Villeneuve pela genialidade e ousadia, o cara não tinha nenhum limites, passava onde dava e onde não dava também e mesmo com o carro avariado persistia, um verdadeiro show de habilidade.


15 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?

Gosto de campeonatos de protótipos e o DTM.

16 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?

Mais para a frente quero falar sobre o assunto sim, principalmente sobre provas históricas de Le Mans.


17 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?

Não. Sempre fui do tipo destruidora, meu pai não me deixava chegar perto de miniaturas, tinha medo que eu destruisse algum ou algo assim.


18 – Passando para a actualidade, como tens seguido a actual temporada da Formula 1?

Bom, com o pé atrás. Ainda estou estudando as mudanças que ocorreram. Até o momento não tivemos provas em que se pudessem realmente avaliar se as mudanças melhoraram ou não a categoria. Com relação a disputa, pode-se dizer que nesta temporada houve uma inversão de grid e é bom ver equipes que outrora foram figurantes passando ao papel principal no momento.


19 –Agora que a temporada começou, achas que Ross Brawn fez bem em escolher Rubens Barrichello em detrimento de Bruno Senna, na Brawn Grand Prix?

Sim, Rubens Barrichello é um piloto experiente e a Brawn necessitava disso neste momento atual. Pra mim, a eventual entrada do Bruno Senna na categoria seria precipitada.


20 – O que achaste sobre a polémica dos difusores? Era uma forma das outras equipas tentar corrigir o seu mau arranque, ou tinham razão?

Polémicas sobre componentes dos carros sempre vão existir, isso já ocorreu em outras épocas, e eu vejo como uma saida inteligente para se corrigir um problema que alguém encontrou. Se esta dentro do que o regulamento permite, sorte de quem foi mais esperto e se aproveitou da “brecha”, agora as outras que não enxergaram com tanta clareza o que podia ser feito, vão ter que deixar de chorar sobre o leite derramado e correr atrás.


21 - Com isto tudo, Jenson Button é o teu favorito ao título mundial?

Sim, eu não consigo torcer contra o Button. Talvez seja porque é um cara de boa, que merecia uma oportunidade melhor há muito tempo. Acho que se tudo correr dentro da normalidade, ele já é o campeão da temporada sim.


22 – Agora temos uma briga entre a FOTA e a FIA, sobre coisas como o sistema de pontuação e os custos controlados na Formula 1. Achas que esta briga será algo parecido com o que aconteceu em 1980, ou poderemos correr o risco de ver uma cisão na Formula 1, como aconteceu nos Estados Unidos?

Bom, acho que pode terminar com um novo Pacto de Concordia, como acabou em 1981, e vale a minha torcida para que seja assim. A cisão, a meu ver, só viria em caso extremo e na minha opinião poderia ser decretar o fim da Formula 1, pois novas categorias iriam surgir e estas jamais seriam as mesmas, mesmo se voltassem a se unir, como o que aconteceu com a IRL e a CART.


23 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?

Concordo com o significado quando vejo corridas mais antigas, nas quais o piloto se arriscava por uma paixão: a de desafiar os limites de um carro. A formula 1 atual tem um monte de outros fatores envolvidos e correr por amor a velocidade não é mais assim tão verdadeiro.


24 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?

Há muitos anos atrás, fui com uns amigos à um Kart em São Paulo. Foi bastante divertido a disputa, mas com o talento demonstrado pela minha pessoa na pista não creio que conseguiria uma me dar bem em uma temporada (risos).


25 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Sim, claro, adoraria ter curtido os anos 70. Gostaria muito de ter sido testemunha dos primeiros titulos do Emerson e dos titulos do Stewart. Além é claro de ter visto Peterson fazer seus driftings ao vivo, Regazzoni, Ickx e outros correrem naquela época.


26 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

Para mim uma das melhores disputas da Formula 1, genialidade e ousadia de dois pilotos excepcionais. A cena favorita de 11 em 10 que adoram Formula 1 e um video essencial para quem quer começar a gostar do esporte. Pena que a Formula 1 nunca mais será a mesma. Sorte de quem pode assistir ao vivo no domingo e comentar na segunda. Deve ter sido maravilhoso.


27 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?

Não digo que Gilles foi o melhor piloto. Na minha opinião, ele foi com ser certeza um dos melhores, sem dúvida nenhuma correr estava em sua veia e a competitividade era parte dele. O Villeneuve era um autentico showman, era o cara de espetaculo, não conseguiu obter resultados expressivos, mas seus feitos foram realmente inesqueciveis.


28 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?

Não tenho habilidade nenhuma com jogos, por isso nem me arrisco.


29 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?

Difícil, porque a Formula 1 surgiu essencialmente de montadoras, que corriam sobre a bandeira de seus paises. Depois tivemos uma fase em que as equipes garagistas dominaram a categoria e nos remete aos tempos aureos da modalidades. Gostaria de ver uma F1 com mais garagistas, mas não sem montadoras classicas como a Ferrari e Renault e de preferencia com uma equivalência entre as forças.


30 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Acho que todos têm potencial sim, pelo menos sangue de campeão, dois deles tem. Agora tudo depende de oportunidades e está ai o Hamilton pra provar isso. Destes três o que mais me agrada em estilo de pilotagem é o di Grassi.


31 - Que impressão é que ficas do novo projecto de Ken Anderson e Peter Windsor, a USF1? Achas que deve ser levado a sério?

Bom, estou como São Tomé nesta história, só vendo pra crer.


32 – Tens algum plano para o blog, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?

Bom, ainda estou buscando a identidade no blog, tentando conquistar o meu espaço. O restante vem com o tempo e com a aprendizagem.

4 comentários:

Bruno disse...

Grande entrevista. Parabéns pela escolha, Paulo. Parabéns também a Patrícia.

Apesar de estar no começo, já demonstrou ser uma grande valia para a blogosfera.
(Além do mais é minha amiga e lê meu blog. ;-)..rsrs)

Desejo ainda mais sucesso a vocês dois. Abraços.

Unknown disse...

O Bruno disse tudo!!!!!!!

Uma excelente escolha... a Paty é uma garota de futuro...e o blog dela é uma prova disso...

:D

Sucesso a todos

Abraços

Cezar Fittipaldi disse...

E a Deusinha ainda por cima é bonita, a danada! Mulher inteligente e bonita, ixe.....isso é complicado...rs

Goddess disse...

Olha... só hj que vi...Obrigada pela oportunidade, Speeder....
E obrigada pelos elogios, Bruno, Raphael e Cezar... ;-)