sexta-feira, 5 de junho de 2009

Formula 1 - Ronda 7, Turquia (Treinos)

Duas semanas depois do travado Mónaco, passamos para o veloz circuito de Istambul, na Turquia, com os treinos de hoje, sempre "a feijões", a demonstrarem o típico dos treinos livres: Nico Rosberg na frente numa sessão, e Heiki Kovalainen a liderar noutra.
Na primeira sessão de treinos livres, Nico Rosberg valeu o epíteto de "rei das sextas-feiras" ao ser mais rápido, batendo o McLaren de Lewis Hamilton, que tinha liderado grande parte da sessão. O piloto alemão conseguiu o tempo de 1.28,952 segundos, mais 0.311 segundos que o actual campeão do mundo. Jarno Trulli, da Toyota, ficou na terceira posição, com o tempo de 1.29,271 segundos, a escassos oito milésimos de segundo de Hamilton. Sebastien Vettel, no seu Red Bull, foi o quarto.

Os Brawn-Mercedes de Rubens Barrichello e Jenson Button foram respectivamente, nono e 11º classificados, a mais de meio segundo de Rosberg. quanto aos Ferrari, Felipe Massa classificou-se na quinta posição, e Kimi Raikonnen foi sétimo.

Na segunda sessão do dia, o McLaren de Heikki Kovalainen foi o mais rápido, colocando o seu McLaren-Mercedes à frente do Renault de Fernando Alonso por apenas... 0.006 segundos! Isso demonstra que o carro do piloto espanhol estará melhor do que nas últimas provas, fruto das novas melhorias introduzidas no R29.

Nesta sessão, o BMW Sauber de Robert Kubica fez o terceiro tempo, a pouco mais de dois décimos de segundo do mais rápido, na frente do Williams de Kazuki Nakajima. Nico Rosberg, o "rei da sexta-feira", foi apenas sétimo, batido pelo Red Bull de Sebastien Vettel e pelo Toyota de Jarno Trulli. Rubens Barrichello foi oitavo, e o seu compatriota Felie Massa foi 11º, logo à frente do actual líder do Mundial de Formula 1, Jenson Button.

O 12º lugar do piloto inglês colocou-o logo na frente de Lewis Hamilton, mas pior, pior, ficou Kimi Raikonnen, que foi apenas 15º classificado na grelha. Mas este ficou a 0.679 segundos de Kovalainen, o que evidencia o enorme equilibrio existente na actual grelha de partida. Amanhã vai ser a qualificação, e como é obvio, será o momento da verdade... Vamos ver mais do mesmo ou haverá alguma surpresa?

Sem comentários: