sábado, 6 de junho de 2009

Formula 1 - Ronda 7, Turquia (Qualificação)





Uau! O meu piloto favorito na "pole-position". Pois é, Sebastien Vettel foi o homem do dia na qualificação para o GP da Turquia, batendo Jenson Button por 0.105 segundos.

Por um lado, é bom ver que os Brawn GP não são imbativeis, por outro, é excelente que a pessoa que os bateu seja Sebastien Vettel. Pela sua juventude e postura em campo (e fora dela) faz sentir algo que não tinha desde os tempos de Jacques Villeneuve: um piloto com carisma.

"Depois de ontem, em que tivemos um problema de motor e rodámos muito pouco, fiquei com um bom 'feeling' acerca do carro e hoje fizemos um bom trabalho. Finalmente, conseguimos ficar à frente dos 'homens de branco'", afirmou o piloto alemão de 21 anos. Vettel também aproveitou o facto do RB5, desenvolvido por Adrian Newey, ter recebido recentemente um novo pacote aerodinâmico, nomeadamente um novo difusor duplo.

Depois de Vettel, ficaram os homens da Brawn GP, com Button a ficar à frente de Rubens Barrichello. Sabia-se que os tempos de ontemm onde os Brawn GP estiveram no meio da tabela, não inidicavam realmente o seu potencial, e isso confirmou-se na qualificação.

"Ontem , foi um dia difícil, com as condições da pista muito instáveis, devido ao vento, mas hoje com algumas alterações na afinação do carro e com a acalmia do vento, conseguimos estar bem melhor. É bom estar na primeira linha e tenho de dar os parabéns ao Sebastian pelo bom trabalho. Aqui é possível ultrapassar por isso será uma corrida interessante", afirmou o líder do mundial, na conferência de imprensa realizada no final da qualificação.


Já Rubens Barrichello, que ainda não conseguiu superar Jenson Button esta temporada, vai partir da terceira posição na grelha. Apesar disso, mostra-se satisfeito com o resultado: "Foi uma qualificação difícil, porque na Q2 tive alguns problemas com o tráfego, mas na fase decisiva decidi correr com os pneus principais [duros], embora nunca saibamos bem quais são os melhores. Podia ter feito melhor na segunda tentativa mas voltei a apanhar tráfego. Mas estou contente, até porque estou no lado limpo da pista", referiu o veterano piloto brasileiro.

Depois dos homens da Brawn GP ficou o segundo Red Bull de Mark Webber, seguido por Jarno Trulli, do Toyota. Kimi Raikonnen e Felipe Massa conseguiram levar os seus Ferrari à Q3, e conseguiram, respectivamente, o sexto e sétimo tempos. Dada esta época, até foi um bom resultado colectivo, mas uma desilusão em relação aos anos anteriores, pois Felipe Massa é o actual "Sultão turco" devido às suas três vitórias consecutivas em Istambul...

A fechar o top ten ficaram o Renault de Fernando Alonso, o Williams de Nico Rosberg e o BMW Sauber de Robert Kubica, que finalmente consegue meter o seu carro na Q3. Se a Ferrari consegue dar um ar da sua graça, a McLaren vive dias de amargura: Heiki Kovalainen e Lewis Hamilton estão no fundo da tabela, na 14ª e 16ª posições. Hamilton, o actual campeão do mundo, nem passou da Q1! Mas ficou á frente de Nelson Piquet Jr...

Para finalizar, deixo uma frase com as expectativas de Vettel para amanhã. Quando lhe mostraram que todos os vencedores do GP turco partiram da pole-position, afirmou: "Estamos a dar o nosso máximo para mantermos essa estatística". Ele não vai leve para a corrida?

5 comentários:

Felipão disse...

Acho que esse fds serva para termos a exata noçao da Ferrari no mundial. Pelo que vi, estão atrás da Red Bull ainda...

Ridson de Araújo disse...

tb fiz um esforço sistemático de analisar essa qualificação....se puder conferir...
http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/06/classificacao-e-pitacos-da-turquia-2009.html

Luís disse...

Pra mim, da Vettel. Alias tmb tenho a mesma consideração para com ele, que tu tens...

AC disse...

Depois das figuras que fez na qualificação de hoje, duvido que o Piquet jr chegue ao final do ano.

Ridson de Araújo disse...

ah brigado pelo comentário lá.
Não acho que Vettel ira morrer por um tanque menos cheio...pelo contrário, o carro é veloz nas curvas, tem um efeito aerodinâmico que protegerá os pneus melhor do que em outras pistas. Acho que eles vencerão amanhã.