segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Noticias: FIA converte suspensão em multa e Renault corre em Valencia

Era a sentença mais esperada no caso da roda que saiu do carro de Fernando Alonso e que resultou na suspensão da Renault por uma corrida, no GP da Hungria: o Tribunal de Apelo da FIA decidiu reverter a decisão dos comissários de pista e achou melhor que a Renault pagasse uma multa de 50 mil dólares e deixasse correr no circuito espanhol, no GP da Europa deste fim de semana.

A sentença só vai ser oficial amanhã, mas tudo indica que a audição de hoje em Paris foi favorável às pretensões da Renault, que tinha admitido em tribunal o facto de ter deixado seguir Alonso em corrida, mesmo com o erro cometido nas boxes, fora imprudente, mas apenas contestavam a severidade da punição.

Aliás, era esse o desfecho que o advogado da Renault, Ali Malek, esperava: "Existiu algum erro premeditado da Renault? Não existiu nenhum. As únicas pessoas que sabiam [da roda mal apertada] eram os dois mecânicos. Ninguém no muro das boxes sabia que existia um problema e o piloto também não sabia. Foi uma série de acontecimentos infelizes mas não erros conscientes", afirmou em declarações à Agência Reuters. Também um dos responsáveis da equipa, Steve Nielsen, tinha a mesma opinião à entrada do tribunal: "Admitimos que fizemos algumas coisas erradas mas não penso que a penalização se adequa ao crime", disse aos jornalistas.

Agora que a decisão do Tribunal de Apelo é mais ou menos oficial, a equipa dirigida por Flávio Briatore deverá anunciar ainda esta semana a inclusão do francês Romain Grosjean na equipa, em substituição de Nelson Piquet Jr.

2 comentários:

Pedro disse...

Olá Paulo, vou estar uns tempos fora, hoje escrevi sobre isso no Mania dos Carrinhos.
Mas, caramba, vou voltar!!

Vou contrariado, mas volto!!

Um abraço

Daniel Médici disse...

Era obviamente a sentença mais justa... mas olha, não botava minha mão no fogo por ela. Tantas vezes a FIA já agiu sem a mínima coerência recentemente que não duvidava muito da incompetência dos comissários.