terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sobre Romain Grosjean, o substituto de Nelson Piquet Jr.

A Renault confirmou esta manhã aquilo que era há muito um "segredo de polichinelo": Romain Grosjean, piloto suiço de 23 anos (mas com licença francesa), vai substituir Nelson Piquet Jr. a partir do GP da europa, em Valencia. Actualmente na GP2, Grosjean tem a sua oportunidade de demonstrar aquilo que é capaz ao volante de um Formula 1 e justificar o investimento que foi feito nele por parte de Flávio Briatore.

Grosjean tem tudo para agradar à Renault: o seu pai é funcionário superior da empresa, corre com licença francesa, e está no programa de jovens pilotos da marca desde os seus 18 anos. Ganhou a GP2 Asia Series em 2008 e este ano já venceu duas corridas, depois de ter ganho outra em 2008. Neste momento, é segundo classificado no campeonato, com 45 pontos.

Mas Grosjean também tem um portfólio impressionante: venceu a Formula Renault suiça em 2003, a Formula Renault francesa em 2005 e em 2007, conquistou o título na Formula 3 Euroseries. Essa carteira de títulos impressionante quer dizer que será um talento que pegará na Formula 1 de estaca, para ser o sucessor de Fernando Alonso? Só o tempo responderá...

Até lá, Grosjean agradece a oportunidade e considera-se pronto para a Formula 1. Garante que fez a sua preparação "tão normal quanto possível, ainda que tenha trabalhado um pouco mais os músculos do pescoço porque a Fórmula 1 é mais exigente do que a GP2 nessa parte do corpo".
"Apenas pilotei o R29 em linha recta, pelo que a minha primeira corrida será uma experiência de aprendizagem. É difícil traçar um objectivo pelo que a minha prioridade será ficar confortável com o carro, aumentar os níveis de confiança ao longo do fim-de-semana e fazer o melhor trabalho possível", concluiu.

A chance foi-lhe dada, que a aproveite. E não se arme em arogante, pois a Formula 1 é outra galáxia. E que aguente as pressões do Flávio Briatore, que o vai querer ganhar corridas para... ontem. E se querem saber mais sobre Grosjean, podem ler este excelente post do Luiz Fernando Ramos, o Ico, que conta alguns detalhes sobre ele.

Sem comentários: