Depois de um mês de férias, estava-se com alguma curiosidade para se saber como é que as tendências do automobilismo, que tinham sido vistas no agitado fim de semana da Hungria, teriam continuidade no travado circuito citadino de Valencia. Afinal, a resposta é sim. Quando se vê Lewis Hamilton a fazer a sua primeira pole-position do ano, fazendo com que os comandados de Martin Whitmarsh monopolizassem a primeira fila da grelha, pois Heiki Kovalainen vai partir a seu lado.
"Teria sido fantástico que o campeonato começasse em Julho e não em Março", começou por gozar Hamilton. "Não é esse o caso, mas foi um grande trabalho da equipa nas ultimas corridas para chegarmos aqui. Eu e o Heikki demonstrámos um grande andamento este fim-de-semana, em especial o Heikki, que fez um grande trabalho na qualificação e foi muito renhido entre mim e ele e é muito bom estarmos na frente com uma 'dobradinha", acabou por referir o actual campeão do mundo, visivelmente satisfeito com o resultado obtido.
"Teria sido fantástico que o campeonato começasse em Julho e não em Março", começou por gozar Hamilton. "Não é esse o caso, mas foi um grande trabalho da equipa nas ultimas corridas para chegarmos aqui. Eu e o Heikki demonstrámos um grande andamento este fim-de-semana, em especial o Heikki, que fez um grande trabalho na qualificação e foi muito renhido entre mim e ele e é muito bom estarmos na frente com uma 'dobradinha", acabou por referir o actual campeão do mundo, visivelmente satisfeito com o resultado obtido.
Com isto, pergunta-se se a normalidade da época anterior irá regressar? Nâo totalmente... a prova é o terceiro lugar de Rubens Barrichello e o quinto lugar de Jenson Button (entre eles está o Red Bull de Sebastien Vettel), com os Brawn GP a demonstrarem que lutam pelos lugares da frente. Aquilo que se provou esta tarde (e se calhar amanhã, dada a pobreza franciscana das ultrapassagens no circuito valenciano) é que a McLaren é definitivamente a terceira força vencedora da Formula 1 em 2009, depois da Brawn GP e da Red Bull.
"Está calor e isso ajuda-nos. É bom voltar a ser competitivo, mas era óptimo que as regras do próximo ano já estivessem em vigor, porque fui o mais rápido na Q2 e não sei quanto combustível é que eles têm, mas espero estar mais carregado", afirmou Barrichello, terceiro na grelha de hoje no seu Brawn GP.
E com isto tudo, onde para a Ferrari? Parte da resposta pode ser dada pelos feitos de Luca Badoer. O gesto que a Ferrari deu ao piloto de testes de 38 anos lembra-me muitas vezes a história do funcionário dedicado da empresa que, no momento em que se reforma, o patrão e os funcionários lhe dão um presente de despedida. Em alguns casos é uma salva de prata, no caso dele é um carro de Formula 1 e algumas corridas pelo meio. Resultado: último da grelha, a dois segundos do penultimo, o catalão Jaime Alguersuari, que tem quase 19 anos de diferença sobre Badoer (!) e se calhar faria melhor com o carro da Scuderia...
Bom, mas a Ferrari não é só Badoer. E Kimi Raikonnen? Como foi a sua performance, ele que até teve trabalho extra com o seu Fiat Punto Abarth S2000 no Rali da Finlândia, e nem se deu mal? Bom, o sr. "I don't care" nem se dau mal, ao ser sexto classificado, a quase 0,6 segundos de Hamilton. A Ferrari demonstra evolução, é certo, e certamente terá ambições de pódio, como aconteceu a Raikonnen na Hungria, mas naquela luta particular com a McLaren, está agora no lado perdedor. Veremos como se safará amanhã. Se não bater, terá hipótese de pontuar, e minorar os prejuízos. Sim, acreditam que Badoer vai cavalgar até aos lugares pontuáveis, num circuito do qual fiz uma sucinta descrição um parágrafo atrás?
Quanto à Renault, que esteve para não vir porque a FIA não o ia deixar, Fernando Alonso não fez a pole-position, como alguns vaticinaram, mas conseguiu levar o seu carro para a Q3 e fez o oitavo tempo, nada mal para a concorrência que tinha na sua frente. Mas ficou, por exemplo, atrás de Nico Rosberg, que está em alta com o seu Williams FW31. E a fechar o "top ten" ficou Mark Webber, o vencedor na Alemanha, e Robert Kubica, o piloto da já retirada BMW Sauber.
Para finalizar, os "rookies". Já falei de Badoer e Alguersuari, falta Romain Grosjean. Não fez feio, isso é certo, mas o 14º lugar na grelha faz-me pensar que as suas performances, semelhantes aos do agora despedido Nelson Ângelo Piquet, representam que Flávio Briatore só correu com ele por um capricho qualquer, ou porque era mau para os seus negócios.
Amanhã é dia de corrida, está sol e calor em Valencia. Até que ponto esta corrida será ou não aborrecida ou excitante? Grandes dúvidas me assaltam a cabeça... a serem desvendadas amanhã, pela hora do almoço, horário europeu.
2 comentários:
FW 31 é o carro da Williams esse ano
abraço e parabéns pelo Blog!!
Obrigado pelo aviso. A correcção já foi feita. Abraços e volta sempre!
Enviar um comentário