domingo, 25 de outubro de 2009

WRC - Rali da Grã-Bretanha (Final)

Acabou esta manhã o Rali da Grã-Bretanha, e como habitual nos últimas seis temporadas, o francês Sebastien Löeb levou a melhor: venceu o rali e tornou-se num inédito hexacampeão do mundo, batendo Mikko Hirvonen, no seu Ford Focus.


À entrada da derradeira etapa nas estradas galesas, as esperanças numa reviravolta quanto à liderança da prova eram reduzidas, aparentemente só um precalço retiraria o triunfo a Loeb. Hirvonen partiu ao ataque, com os 30,2 segundos de diferença no início do dia passaram a 18,2 segundos em apenas dois troços, fazendo renascer as esperanças ao finlandês da Ford, mas na penultima especial, Hirvonen aterrou de forma violenta de um salto e partiu os ganchos de fecho do capot. O finlandês teve de parar nesse troço por uma vez para fechar o capot, deixando resolvida a questão da luta pelo triunfo e permitindo a Loeb somar mais um título ao melhor palmarés da história do mundial de ralis.


Foi uma época incrível. Tivemos um bom início, mas perdemos tudo e chegámos aqui com um ponto atrás de Hirvonen. Finalmente, vencemos e estou, realmente, feliz, mas o Mikko foi extremamente forte. Sei que, no próximo ano, será duro", afirmou, no final, Sébastien Löeb. O piloto da Citroën vai procurar na próxima temporada um inédito sétimo título mundial, mas espera muitas dificuldades. “Estou realmente feliz, mas o Mikko foi muito forte. Sei que no próximo ano vai ser duro”, alertou.

Daniel Sordo ficou com o lugar mais baixo do pódio, conseguindo bater Petter Solberg nesta luta em particular. O francês Sebastien Ogier tinha o 5º lugar na mão, mas as pedras que alegadamente o publico terá colocado no interior de uma curva provocaram danos irreparáveis no C4 do Junior Team da Citroen, dando essa posição a Henning Solberg, no Ford Focus. Matthew Wilson, Jari Matti Latvala e o zimbabueano Conrad Rautenbach fecharam os lugares pontuáveis neste rali.


Na Categoria de Produção, Armindo Araujo conseguiu levar o seu Mitsubishi Lancer EVO X ao fim, apesar dos problemas de sobreaquecimento do seu carro. O segundo lugar na categoria até seria um bom resultado, mas quando o norueguês Eyvind Brynildesen acabou desclassificado no final por irregularidades nos travões, Araujo herdou a vitória e o nono lugar final no rali, dando a primeira vitória da categoria ao novo modelo da Mitsubishi.


Se o segundo posto já era um resultado fantástico, o triunfo é "ainda melhor, embora tenha sido fruto da desclassificação de um adversário. Mas estas situações fazem parte das corridas e as regras são para cumprir, portanto se o carro estava irregular ele tem de ser posto fora. É uma vitória fantástica, com um sabor muito especial, na estreia do novo carro e estou muito contente por oferecer à Mitsubishi o primeiro triunfo do Lancer Evo X em provas do Campeonato do Mundo de Ralis", afirmou o piloto de Santo Tirso.

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