quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Os salários dos pilotos

No fim de semana de encerramento da temporada, é interessante a saída de uma matéria referente aos salários que os pilotos de Formula 1 ganham actualmente, o que em muitos aspectos, é um segredo bem guardado. Contudo, hoje, a revista "Arabian Business" publica uma matéria interessante: quanto é que eles irão ganhar por ano. E o interessante é que a proporção de salários entre o primeiro e o segundo classificado... é enorme.

Kimi Raikonnen, campeão do mundo de 2007, é o piloto mais bem pago da formula 1 actual, auferindo cerca de 45 milhões de dólares por ano, seguido pelo campeão de 2008, Lewis Hamilton, que leva para casa... apenas 18 milhões. Como Kimi é um homem livre a partir do próximo Domingo, e como se fala que ele poderá ir para a McLaren, certamente se ele quiser ir ter a Woking e ser companheiro de equipa de Hamilton, provavelmente terá de abdicar de uma boa parte do seu milionário salário... e a Ferrari livra-se de um grande encargo! Isto é, desde que Fernando Alonso não tenha uma bolsa bem grande. Já agora, o piloto espanhol leva 15 milhões de dólares por ano da Renault.


Quanto a Felipe Massa, ganha somente oito milhões de dólares por ano. Apesar de ganhar seis vezes menos que o seu companheiro de equipa, garantidamente é tão talentoso do que o finlandês, pelo menos até ao acidente da Hungria. Veremos se o regresso em 2010 mostrará se ele manterá a chama anterior... Já Sebastien Vettel ganha seis milhões de dólares por ano, mas certamente que com o tempo, esse valor será aumentado.


O campeão do mundo de 2009, Jenson Button, ganha cinco milhões. Certamente, esse salário foi bastante cortado devido aos problemas existentes na pré-época anterior, quando a Honda abandonou a Formula 1 e Ross Brawn tomou conta das operações, criando a equipa vencedora do Mundial de construtores. Quanto ao seu companheiro, Rubens Barrichello, ganha somente... um milhão de dólares por ano.


Na lista, existem quatro pilotos que não recebem salário. Aliás, são pagos para correr! Adrian Sutil, Kazuki Nakajima (certamente a Toyota paga a sua parte), Romain Grosjean e Vitantonio Liuzzi não auferem qualquer vencimento em 2009.


Eis a lista completa, com os valores em dólares:


1. Kimi Raikkonen (Ferrari), 45 milhões de dólares
2. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), 18
3. Fernando Alonso (Renault), 15
4. Nico Rosberg (Williams-Toyota), 8,5
5. Felipe Massa (Ferrari), 8
6. Jarno Trulli (Toyota), 6,5
7. Sebastian Vettel (Red Bull-Renault), 6
8. Mark Webber (Red Bull-Renault), 5,5
9. Jenson Button (Brawn GP-Mercedes), 5
10. Robert Kubica (BMW Sauber), 4,5
11. Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes), 3,5
12. Nick Heidfeld (BMW Sauber), 2,8
13. Timo Glock (Toyota), 2
14. Giancarlo Fisichella (Force India-Mercdes/Ferrari), 1,5
15. Sébastien Buemi (Toro Rosso-Ferrari), 1,5
16. Rubens Barrichello (Brawn GP-Merceses), 1
17. Jaime Alguersuari (Toro Rosso-Ferrari), 500 mil
18. Vitanonio Liuzzi (Force India-Mercedes), -
19. Adrian Sutil (Force India-Mercedes), -
20. Romain Grosjean (Renault), -
21. Kazuki Nakajima (Williams-Toyota), -

Sem comentários: