quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Rumor do dia: O regresso da Mini aos Ralies?

A Mini, que comemora este ano o 50º aniversário da sua criação, fruto da imaginação e pena de Alec Issigonis (1906-89) tem um grande historial no mundo dos Ralies, graças aos conhecimento e técnica de outro nome marcante, John Cooper (1923-2000). Vencedor por três vezes do Rali de Montecarlo, foi certamente uma grande referência nos anos 60, altura em que ainda não havia um Mundial de Ralies organizado e visado pela FIA.


Desde o seu regresso, em 2001, pelas mãos da BMW, não se pensou fortemente numa versão de ralies, quer no WRC, quer nas novas categorias, como o Grupo N ou o S2000, onde estão o Skoda Fabia ou o Peugeot 206. Mas tudo isto pode mudar. A imprensa inglesa fala hoje que a Prodrive, de David Richards, pode estar a desenvolver uma versão de Ralies ao Mini Cooper, desconhecendo se será para o WRC, onde alinharia contra o Citroen C4 e o Ford Focus, ou na categoria S2000, contra os modelos referidos acima, e mais alguns que poderão estar a caminho, como o Ford Fiesta.



David Lapworth, o seu director técnico, escusou-se a tecer grandes comentários relativamente a este assunto, embora tenha deixado escapar ao site inglês autosport.com que será cada vez mais difícil guardar segredos deste tipo nos próximos meses:



"De momento não há nada para dizer, e até à próxima Primavera duvido que surja algo. Isto não é um comunicado oficial, simplesmente a minha visão das coisas neste momento. Vai ser difícil manter segredos nos próximos tempos, pois vai ser necessário envolver mais gente neste processo, a FIA, fornecedores, etc., e por isso tudo se irá saber muito antes de ser oficial.", referiu.


Sabendo-se que em 2011 teremos uma nova regulamentação em termos de WRC, pode ser que a partir dali existirão algumas certezas a esse respeito. Entretanto, a foto que ilustra este post, que saquei no Autosport português, foi colocada por sua vez num blog britânico por um incondicional adepto da Mini, com a simpática legenda: "Podemos sempre sonhar..."

2 comentários:

Germano disse...

Ford Fiesta
Citroën DS
Mini Cooper
só falta a FIAT retornar com o 500 Abarth =D

De Gennaro Motors disse...

gosto muito desse carrinho..Mini cooper!