sábado, 9 de janeiro de 2010

Dakar 2010: Luca Manca em coma induzido, Marc Coma penalizado

As últimas novidades sobre o estado de saúde o motard italiano Luca Manca não são nem boas, nem más. Aliás, pode-se dizer que a situação é de expectativa. Vitima de uma queda na etapa de quinta-feira, entre Antofagasta e Iquique, Manca está no hospital de Calama, no Chile, onde continua em observação pelos médicos, em coma induzido devido á gravidade dos seus ferimentos.

"Ele respira artificialmente, mas está fortemente sedado devido à sua condição neurológica. A intenção é proteger seu cérebro. Felizmente ele é jovem e não teve outras lesões mais sérias, pelo que estou esperançoso quanto à sua recuperação.", referiu o médico responsável por aquela unidade hospitalar.

Recorde-se que Manca tem uma contusão cerebral e um edema pulmonar, para além de alguns ossos fraturados, devido á violenta queda que foi vitima. No dia anterior, Manca foi noticia devido ao facto de ter voluntáriamente parado para ajudar o motard Marc Coma, cedendo a sua roda traseira ao espanhol, que agora é o segundo classificado da geral, depois de ter tido uma penalização de 22 minutos nos primeiros dias do rali, na Argentina.

Entretanto, a organização do Dakar decidiu penalizar Marc Coma em seis horas por este ter trocado uma roda ilegalmente durante a etapa de ontem, algo que é proíbido pela organização. Com isto, Helder Rodrigues subiu para o segundo lugar da geral, atrás de Cyril Després.

Ele fez uma paragem atrás de uma casa, e as imagens que temos graças ao Google mostram exactamente onde ele parou e o tempo que parou mais as imagens HD de esta manhã do penu são clara: o pneu não rolou 200 quilómetros”, afirmou Marc Ducrocq, o director da corrida de motas. Com isto, o motard francês, que antes desta decisão tinha uma vantagem de 1 hora e 6 minutos e 50 segundos de Coma, o anterior segundo, está agora um pouco mais descansado, pois agora está a 1 hora, 20 minutos e 8 segundos à frente do motard português. Hoje, máquinas e pilotos estão em Antofagasta, em dia de descanso.

Sem comentários: