quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010 - dia 6 (Antofagasta - Iquique)

O dia seis do Dakar decorreu hoje entre as localidades chilenas de Antofagasta e Iquque, no Norte do país, entre rocha e areia, paisagem tipica do Deserto do Atacama. A etapa ficou marcada pelo grave acidente do motard italiano Luca Manca, em KTM. Partindo no inicio da etapa de hoje na nona posição da geral, que teve uma queda a alta velocidade e ficou gravemente ferido. Evacuado para o hospital, o prognóstico é ainda reservado.


"O paciente tem um comoção cerebral, uma fractura nasal, uma contusão pulmonar e está em perigo de vida. Estamos a tentar estabilizá-lo para poder ser transferido para uma clínica de Santiago do Chile", referiu Miguel Cortes, director clínico do hospital de Cobre, local onde Manca foi levado em primeiro lugar, ao jornal italiano Gazzetta dello Sport. O piloto italiano tinha estado nas noticias ontem, pois tinha cedido a roda traseira da sua moto ao espanhol Marc Coma.

Paulo Gonçalves foi outro dos azarados do dia. Partindo do oitavo lugar, Gonçalves caiu no quilómetro 165 e o piloto da BMW fracturou a clavícula, tendo sido evacuado para o hospital. Mais uma má noticia numa etapa tensa e acidentada.

O grande vencedor de hoje foi Marc Coma, que continua a fazer um Dakar de altos e baixos. Hoje venceu em toda a linha, conseguindo uma vantagem de dez minutos sobre Cyril Després. Helder Rodrigues foi o terceiro na etapa e ganhou cinco minutos ao chileno "Chaleco" Lopez Contardo, que segue á sua frente na geral. Não houve alterações na geral, mas agora o piloto português da Yamaha viu reduzida a sua vantagem para Coma a cerca de 22 minutos. Ruben Faria terminou hoje na décima posição e subiu ao 16º posto da geral.

Já nos automóveis, o grande vencedor do dia foi Stephane Peterhansel, em BMW, seguido pelo Volkswagen de Carlos Sainz, que hoje dilatou a vantagem que tinha sobre Nasser Al Attyah.

Quanto a Carlos Sousa, o piloto da Mitsubishi aproveitou bem os problemas do Hummer de Robby Gordon, que se atrasou, e chegou à meta com cerca de 50 minutos de atraso em relação ao vencedor da tirada, o que 'promoveu' Sousa ao quarto posto, a melhor posição de um português e de um privado neste Dakar!.

Miguel Barbosa foi 13º na etapa e também subiu na classificação, sendo agora o 11º da geral, bem como Ricardo Leal dos Santos que com o seu BMW X5 foi 16º e é agora o 14º da geral, o que 'coloca' três pilotos portugueses no top 15 provisório.

Mas a etapa foi também marcada pelo acidente do brasileiro Mauricio Neves, que bateu com uma pedra e capotou várias vezes o seu Volkswagen. Ele e o seu navegador foram transportados para o hospital com algumas costelas fraturadas, mas o seu estado não inspira cuidados de maior.

A etapa de amanhã liga Iquique a Antofagasta, na véspera do dia de descanso, numa especial que terá 637 quilómetros, 600 dos quais cronometrados.

Sem comentários: