terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010 - dia 4 (Fiambalá - Copiapó)

Hoje, o Rali Dakar 2010 saiu de Fiambalá, na Argentina e passa para o Chile, para a concluir em Copiapó, numa etapa essencialmente de areia, com a agravante de subirem até perto dos quatro mil metros de altura, para passarem a cordilheira dos Andes. Com um sector selectivo de 203 quilómetros contra o cronómetro, iria criar mais dificuldades para os pilotos em prova.

Mas antes da etapa começar, os concorrentes recebiam a noticia de que 40 desses 203 quilómetros cronometrados iriam ser neutralizados, devido às dificuldades que os vários concorrentes passaram durante o dia anterior, pois muitos deles chegaram muito tarde ao "bivouac". E também por causa disso, a partida foi dada hora e meia mais tarde do previsto.


Mas apesar destas facilidades por prte da organização, as dificuldades continuaram a ser grandes para os concorrentes. Mas não para Robby Gordon, que com o seu mosntruoso Hummer, bateu Stephane Peterhansel por apenas... um segundo! O piloto americanio adoptou um ritmo muito forte nesta etapa para conseguir superar os seus adversários da BMW e da Volkswagen.

O melhor da armada alemã foi Nasser Al-Attiyah, que acabou por registar o terceiro melhor tempo, a 2 minutos e 26 segundos do vencedor, ficando na frente dos carros de Carlos Sainz, Giniel de Villiers e Mark Miller. Os quatro homens da VW ficaram separados por cerca de quatro minutos.

No caso das motos, Marc Coma foi o grande vencedor da etapa, batendo David Casteu e Cyril Després. Apesar de uma desvantagem quase impossivel de alcançar, o piloto da KTM não desiste e imprime um ritmo bastante elevado, esperando que tenha mais sorte nas etapas que aí vêm e consiga aproximar dos lugares da frente.

Aqui, o melhor português foi Paulo Gonçalves, a bordo da sua BMW, que foi quinto nesta etapa, e ficou no décimo lugar da geral. Quando a Helder Rodrigues, hoje o piloto da Yamaha foi o nono na etapa, mas manteve o terceiro posto na geral. Já nos carros, o melhor do dia foi Miguel Barbosa, que compensou o mau dia que teve ontem, ao terminar a etapa na 15ª posição, e subindo para o 15º posto na geral. Carlos Sousa terminou logo a seguir, e caiu para o sétimo posto da geral, a mais de uma hora do lider, numa etapa onde se viu a diferença entre os restritores de admissão de ar a gasolina e os de gasóleo, já que houve zonas onde esta era muito rápida.

Guilherme Spinelli terminou a etapa na 14ª posição, enquanto que Ricardo Leal dos Santos foi 24º classificado na etapa, pois perdeu quase 15 minutos quando se atascou numa duna, e caiu da 12ª para a 14ª posição da geral. Amanhã, motos e carros farão o percurso em pleno deserto do Atacama, entre Copiapó e Antofagasta, no Chile, no total de 670 quilómetros, 483 dos quais em troço cronometrado.

Sem comentários: