segunda-feira, 8 de março de 2010

Youtube Music Classic: "I'm glad because I'm going home"





Esta tarde dei de caras a um dos videos do momento no Youtube. O "videoclip" foi filmado em 1976, quando a União Soviética ainda existia, e homem que o canta é Eduard Khil, um barítono famoso na Russia até aos dias de hoje. O mais intrigante é que na musica, cujo título é "I'm Glad Because I'm Going Home" é que ele só canta algo semelhante a "trololololo...", sem letra, nada mais.

Num mundo como este, hoje em dia, isso é imcompreensivel, onde a letra é lei, se quiseremos colocar as coisas nesta forma. O hip-hop é um estilo de musica onde a letra é mais crucial do que nos outros estilos musiciais.

Mas nos anos 70, o "muzzak", outro estilo musical, que hoje em dia poderiamos classificar como "musicas de elevador", era um prato forte, especialmente no outro lado da "Cortina de Ferro", onde o jazz, por exemplo, era no mínimo uma perigosa influência. Ah... e Beatles? Esqueçam. Ouvia-se clandestinamente, no minimo.

Logo, este tipo de musica era o prato forte na TV soviética, ou polaca, romena, checa ou da RDA (apesar de grande parte deles verem a TV do lado ocidental). Mas claro, havia musicas com letras. Só que esta é daqueles casos que "é tão mau que pode ser muito bom". Estranho, hein?

Enfim, o que interessa é que se tornou num fenómeno no Youtube. Há seguidores do cantor e até há pessoal que decidiram fazer um video para o incluir em certa cena do "Lost". O que importa é que alguém lhe deu, inesperadamente, uma nova fama. Eis mais uma das maravilhas desta nova caixa que muda um pouco o nosso mundo, a cada dia que passa.

Sem comentários: