quinta-feira, 29 de julho de 2010

Planos para uma nova arquitectura dos ralis

Jean Todt é presidente da FIA há menos de um ano, mas as suas politicas começam a dar nas vistas. Sendo um antigo navegador de ralis, este quer renovar a arquitectura destas competições com um regresso ao passado. Qual seria a sua ideia? Os ralis voltarem a ter 800 quilómetros de extensão, em vez dos actuais 300, alargando o raio de acção deles mesmos.

Segundo o Autosport português, algumas das ideias de Todt passariam pela abolição do parque de assistência central e o abandono da ideia de estes começarem e acabarem no mesmo local, voltando ao estilo dos ralis em linha, começando e acabando em locais diferentes. A ser aprovado tal plano, poderia acontecer que os ralis mais tradicionais, desde o Monte Carlo ao País de Gales, bom como o Rali de Portugal, poderem voltar a alguns sítios míticos.

Ainda não se sabem muitos mais detalhes, mas há outras perguntas no ar. Os ralis continuarão a ter só troços de terra ou de asfalto? Haverá misturas? E troços à noite, acontecerão? As classificativas-espectáculo, continuarão? apesar de serem ideias ainda no ar, e se desconhece um verdadeiro plano, numa altura em que em 2011 irá estrear um novo tipo de motorização, modelos e algumas novas marcas, como a Mini, é bom saber que as ideias de Todt de voltar a competição à sua essência, afastando-se das tentativas "mosleyanas" de o tentar comparar à Formula 1, são bem vindas. Veremos qual vai ser o resultado final.

Sem comentários: