sexta-feira, 30 de julho de 2010

WRC 2010 - Rali da Finlândia (dia 1)

O primeiro dia do Rali da Finlândia foi marcada pelo disputa taco-a-taco entre Ford e Citroen, e também entre nórdicos. Com a desistência por acidente de Mikko Hirvonen, é o seu companheiro Jari-Matti Latvala que lidera no final do primeiro dia, com Petter Solberg bem perto, a nove segundos.

Latvala chegou ao primeiro lugar no início da tarde, aproveitando o acidente de Hirvonen, e tratou de ampliar a sua vantagem ao longo dos restantes troços, com um andamento bastante rápido e consistente, beneficiando ainda do facto de ter uma boa posição de partida para esta etapa. "Partir em terceiro para a estrada deu-me um pouco de vantagem hoje. Talvez tenha sido muito cuidadoso de vez em quando, mas amanhã temos de manter esta rapidez", afirmou Latvala no final do dia.

"Amanhã, serei o primeiro na estrada pelo que não será fácil mas teremos de lidar com isso se quisermos ganhar. Não podemos aplicar grandes táticas agora que o Petter está mesmo atrás de mim", concluiu.

Já Solberg, por sua vez, mostrou-se "confiante e descansado para amanhã, mas não vou correr riscos". O piloto do Citroën C4 WRC privado quer aproveitar o facto de ser o segundo na estrada nas classificativas de amanhã para apanhar Latvala, mas a tarefa não vai ser fácil.

Sebastien Ogier é o terceiro da geral, a 21,8 segundos da liderança, e está também à frente de Sebastien Löeb, o quarto, que está a ter uma prova consistente sem comprometer as aspirações de um bom resultado, apesar de uma ligeira saída de estrada, que danificou o para-choques do seu C4 WRC, passando a contar com um carro algo desequilibrado. Logo atrás vem Dani Sordo, a 43,7 segundos de Latvala, mas que abriu uma vantagem de quase dois minutos sobre o sexto, o Ford Focus de Matthew Wilson.

Curioso é a luta pelo sétimo posto, entre dois... outsiders. Um veterano, que está aqui para matar saudades, e um "rookie", que está a fazer a sua temporada de estria numa categoria que não é a sua. Falamos de Juha Kankunnen, de 51 anos, e de Kimi Raikkonen, com menos 20. Ambos estão a mais de três minutos da liderança, mas mantêm entre si uma luta taco-a-taco, com vantagem para "KKK", que está aqui num Ford Focus 08 cedido pela organização.

O rali continua amanhã.

Sem comentários: