Este fim de semana marca o começo da temporada na Le Mans Series, com a realização das Seis Horas de Le Castelet, no circuito francês de Paul Ricard. Sem as equipas oficiais da Peugeot e da Audi, que testam as suas novas máquinas com vista à prova seguinte, os 1000 km de Spa-Francochamps, e claro, as 24 Horas de Le Mans, a primeira etapa da competição europeia de Endurance arranca com as outras equipas inscritas na categoria LMP1, LMP2 e Formula Le Mans e GTE.
E o melhor na qualificação foram os Lola-Toyota da suiça Rebellion Racing, com Neel Jani a fazer o melhor tempo. Jani, que fez o reisto de 1.46,783 segundos, fará parelha com Nicolas Prost, o filho de Alain Prost, foi mais rápido em 0,242 segundos sobre o Pescarolo-Judd oficial do francês Emmanuel Collard. Ambos foram mais rápidos que o Ginetta-Zytek da portuguesa Quifel ASM de Miguel Pais do Amaral e Olivier Pla.
"Poderíamos ter claramente batido pelo menos o segundo melhor tempo se, na nossa melhor volta lançada, não tivéssemos sido perturbados por um dos Toyota", explica Maurício Pinheiro, diretor da equipa Quifel ASM Team à Autosport portuguesa. A equipa prevê uma dura luta pelo pódio, quem sabe até pela vitória. "Amanhã deverão ter de parar nas boxes mais cedo na fase inicial da corrida", vaticinou Pais do Amaral.
A grande novidade da prova francesa é o aparecimento do Aston Martin AMR-One guiado pelo alemão Stefan Mücke, e que cautelosamente fez o 11º tempo nsta qualificação, dado que encara esta prova como um primeiro teste sobre a fiabilidade e a consistência do seu carro em provas de Endurance. Nessa corrida, Mücke terá Harold Primat e Darren Turner a guiar o novo bólido construido pela Prodrive. À frente deles, na quinta posição da geral, está o primeiro dos LMP2, o ORECA-Nissan da TDS Racing, pilotado por Matthias Beche, em conjunto com o francês Pierre Thiriet e o britânico Jody Firth.
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