(...) “Black Jack” nasceu John Arthur Brabham a 2 de Abril de 1926 em Hurtsville, nos subúrbios de Sydney. Era filho de um merceeeiro, e aos quinze anos abandonou a escola para ir trabalhar para uma oficina, como mecânico de automóveis. Quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, serviu na Força Aérea Australiana como mecânico, ficando lá até ao seu final, em 1945. Quando aconteceu, tinha 19 anos e decide abrir uma oficina. Nessa altura, conhece um americano chamado John Schoenberg, que o convida a ver uma corrida de “midget cars” numa pista de terra perto de sua casa.
Impressionado com o que viu, decide comprar um e correr nas várias pistas de terra do seu estado, a Nova Gales do Sul. Começa a vencer corridas atrás de corridas e torna-se campeão do seu estado e campeão nacional por várias vezes, entre 1948 e 1951. Com o tempo, começa a correr também em pistas de asfalto, comprando um Cooper e o modificando constantemente, de forma a ser um dos melhores do sal pais. Em 1955, já tinha 29 anos e era um dos melhores do seu pais, e foi nesse estatuto que foi correr em Ardmore, palco do Grande Prémio da Nova Zelândia, que trazia alguns dos grandes pilotos britânicos. Contra uma concorrência desse peso, vence a corrida e impressiona Dean Delamont, do Royal Automobile Club, que o convida para que passasse uma temporada na Grã-Bretanha. Brabham aceitou, convencido que seria só um ano. Acabaria por ficar durante quinze." (...)
Faz hoje 85 anos de idade. Tem as maleitas próprias da velhice, com problemas de visão, de rins - tem de fazer diálise trêsa vezes por semana - e está quase surdo. Hoje em dia, parece que poucos dão o devido valor, em comparação a Stirling Moss, por exemplo, mas ele conseguiu algo único na Formula 1: fundou e construiu uma das maiores equipas do seu tempo, e em 1966, com 40 anos de idade, conseguiu a proeza de vencer e ser campeão do mundo como piloto e construtor ao mesmo tempo. Outros, influenciados por ele, tentaram, como Dan Gurney (Eagle), Bruce McLaren ou outros, mas o seu sucesso foi bem menor.
Apesar de tudo, é uma lenda do automobilismo. O mais antigo campeão do mundo ainda vivo, é um homem imensamente respeitado entre os seus. E no dia do seu aniversário, falo dele no sitio Pódium GP.
Sem comentários:
Enviar um comentário