Com algumas semanas de atraso, começou o campeonato do mundo de Formula 1. Em paragens australianas, todos os temores e esperanças acumulados ao longo da pré-temporada iriam ter algumas respostas, pois este era o primeiro de dezanove ambientes reais que iriam acontecer ao longo do ano de 2011. Mas muitos pensavam que pelo menos em Melbourne, as coisas iriam ser agitadas. E foi assim que aconteceu, dentro e fora da pista.
Na partida, Sebastien Vettel não foi incomodado de forma alguma, enquanto que atrás, havia as habituais tentativas de passar uns pelos outros. Com alguns incidentes: Rubens Barrichello sai da pista e cai para último, enquanto que Michael Schumacher era tocado pelo Toro Rosso de Jaime Alguersuari, e iam às boxes para trocar partes dos seus carros. Neste último aspeto, os extremos tinham se tocado...
Felipe Massa e Jenson Button, entretanto, lutavam pelo quarto posto, já que o brasileiro tinha feito uma boa partida e era passado o britânico da McLaren. Em contraste, Fernando Alonso tinha caido algumas posições na largada - era nono - e estava a tentar recuperar esses lugares, passando primeiro Kobayashi, e depois, Nico Rosberg. E logo na volta dez... aquilo que se temia: os pneus começaram a desgastar-se. Webber foi o primeiro dos da frente a parar na volta 12, colocando um composto mais duro.
Logo depois, Button passa Massa. Mas a ultrapassgem tinha sido feita em "corta-mato" e os organizadores penalizaram o britânico pouco depois, com um "drive through". Mais atrás, Barichello fazia uma extraordinária corrida de recuperação, mas quando disputava o sétimo lugar com Nico Rosberg, ambos tocaram-se e abandonaram.
Na frente, tudo tranquilo. Vettel estava na frente, sem ser incomodado, e mostrando que o seu Red Bull - alegadamente sem KERS - é uma verdadeira máquina a bater em 2011. Hamilton tentava segurar o seu segundo lugar, enquanto que os Ferrari tinha sortes diferentes: Alonso subia para o quarto posto, trocando com Webber, e Massa sofria com uma paragem tardia, descendo para décimo. Uma prova cinza para o brasileiro.
E com a bandeira de xadrez mostrada, a realidade era esta: os Red Bull, principalmente Sebastien Vettel, são a equipa a bater, os McLaren melhoraram muito - ou então esconderam o jogo - dando o segundo lugar a Lewis Hamilton, e um surpreendente Vitaly Petrov dava o terceiro lugar à Renault, conseguindo o primeiro pódio de sempre a um russo.
No final, os Saubers também ficaram bem, com o sétimo lugar de Kamui Kobayashi e o oitavo lugar de Sergio Perez, que daria ao México os seus primeiros pontos desde 1981. E digo "daria", porque pouco depois, os comissários da FIA decidiram desqualificar ambos os carros devido a alegadas irregularidades com os dois monolugares em relação às dimensões da carroçaria. Assim, todos os que ficaram atrás deles subiram dois lugares, incluindo os dois Force India, que subiram para nono e décimo na classificação. Mas os suiços já responderam que iriam apelar, e a classificação do GP australiano encontra-se agora suspensa.
E assim foi Melbourne. Uma primeira amostra para o que vem a seguir nesta temporada.
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